TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRECÇÃO DA ACTIVIDADE DOS NEGÓCIOS CONTROLO DA AÇÃO EM NEGÓCIO ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS

Projeto de pesquisa: DIRECÇÃO DA ACTIVIDADE DOS NEGÓCIOS CONTROLO DA AÇÃO EM NEGÓCIO ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

DIREÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL

CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL

ADMINISTRAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Introdução

Uma vez definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem . Este é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar. A direção está relacionada com a ação e como se colocar em marcha com muita ligação com as pessoas. Não há organização sem pessoas. As organizações são sistemas sociais, pois são constituídas por pessoas. A função de direção se preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos com a ação organizacional. A direção na ação empresarial possui três níveis da empresa, sendo eles Institucional com posições o presidente e diretores alto executivos, Intermediário com gerentes e pessoal do meio do campo e Operacional com supervisores e encarregados.

Direção

A direção constitui a terceira função administrativa, sendo o próximo passo após o planejamento e a organização. Assim que definido o planejamento e estabelecida a organização, cabe a direção acionar e dinamizar a empresa para fazê-la funcionar. A função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização, se preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos com a ação organizacional. A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas, pois envolve orientação, assistência à execução, comunicação e liderança.

A direção da ação empresarial nos três níveis da empresa

1. Nível Institucional: Corresponde ao nível mais elevado daempresa e se situa na camada organizacional da empresa que se defronta com o ambiente externo. Neste nível, os administradores se responsabilizam pelo relacionamento entre as empresas e o ambiente externo e traçam a estratégia empresarial mais adequada para atingir os objetivos pretendidos da empresa. A função administrativa de direção no nível institucional é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. Está predominantemente voltada para o desempenho das pessoas, sendo elas os recursos que dão a vida aos demais recursos empresariais.

Existem dois estilos básicos de direção baseadas em concepções sendo elas a Teoria X ou tradicional e a Teoria Y ou moderna. Fundadas em concepções antigas a respeito do comportamento humano a Teoria X leva as pessoas a fazerem exatamente o que a organização deseja, sem levar em conta suas opiniões ou objetivos pessoais. Já a Teoria Y baseia-se na descentralização de decisões e delegação de responsabilidade na ampliação do cargo, administração consecutiva e na auto-avaliação do desempenho.

São quatro os sistemas administrativos:

* Autoritário – Coercitivo é um sistema autocrático, forte, coercitivo e arbitrário controlando rigidamente todos os acontecimentos dentro da empresa. É o sistema mais duro e fechado.

* Autoritário – Benevolente é um sistema autoritário, porém mais suave e menos rígido.

* Consultivo é um sistema com maior pendência para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo.

* Participativo é um sistema democrático por excelência, é omais aberto de todos os sistemas.

Em alguns casos, verifica-se a existência simultânea dos quatro sistemas em diferentes áreas e níveis da mesma organização, dependendo da cultura organizacional onde são percebidas em três níveis de profundidade: artefato, valores compartilhados e pressuposições básicas. A gestão participativa está substituindo rapidamente a autocrática utilizando amplamente o conceito de empowerment voltado a dar importância e autonomia às pessoas.

2. Nível Intermediário: É empregado o termo gerência encarregado de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. Voltada para pessoas, se fundamenta na motivação, na liderança e na comunicação. Todo comportamento humano pode ser explicado por meio do ciclo motivacional sendo eles: equilíbrio interno, estimulo ou incentivo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação da necessidade ou frustração ou ainda compensação por meio de outro comportamento derivativo. De acordo com a teoria de Maslow, as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia de necessidades, sendo elas principais que são as necessidades fisiológicas e de segurança e as secundarias sendo as necessidades sociais, de estima e auto-realização. Assumem formas que variam de uma pessoa para outra. O segundo aspecto importante da gerencia é a liderança, ou seja, a influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com