DIREITO DO TRABALHO
Artigo: DIREITO DO TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nicotito • 23/8/2013 • 322 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
CASO CONCRETO:
1- A empresa Veronick S/A, em processo falimentar, teve seus bens alienados a empresa Belonig S/A. No entanto a Veronick S/A, antes da alienação de seus ativos, figurava no polo passivo de inúmeras ações trabalhistas em todo território nacional. Há uma dúvida acerca da responsabilidade da sucessora Belonig S/A nos passivos da empresa Veronick S/A. Analisando a situação concreta apresentada em função do instituto da sucessão trabalhista e com base na legislação vigente, esclareça se há ou não responsabilidade da sucessora?
RESPOSTA: De acordo com a Lei 11.101 de 2005, não terá efeito sucessório os bens adquiridos de uma empresa falida. Nesse caso, o objeto da alienação estará livre de qualquer ônus e não haverá sucessão do arrematante nas obrigações de devedor, inclusive as de natureza tributária. Portanto as obrigações, débitos e contratos trabalhistas do devedor não se transferem para o adquirente e com os empregados da empresa falida mantidos no emprego, formar-se-ão novos contratos de trabalho com o adquirente.
Fonte bibliográfica: Iniciação ao Direito do Trabalho, cap. XI, p. 240 e 241.
MÚLTIPLA ESCOLHA
1- (FCC) Considerando-se que ocorreu fusão da empresa A com a empresa B formando-se a empresa AB e que a empresa C foi adquirida pela empresa D, os empregados:
a) apenas da empresa D preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros.
b) apenas da empresa AB preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros.
c) da empresa AB e da empresa D preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros.(X)
d) da empresa AB e da empresa D não preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, devendo ser elaborados novos contratos, dispensada a experiência.
e) apenas da empresa D preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, exclusivamente para efeitos presentes e futuros.
...