DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO
Pesquisas Acadêmicas: DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VINICIUSK2 • 7/3/2014 • 8.494 Palavras (34 Páginas) • 292 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução_____________________________________________________________5
Direito Comercial_______________________________________________________6
Direito Empresarial______________________________________________________7
Empresário____________________________________________________________8
A Empresa____________________________________________________________9
Organização Empresarial________________________________________________10
Diferença entre Empresa e Empresário_____________________________________12
Direito Empresarial e sua Função Social____________________________________13
A Função Social da Empresa_____________________________________________16
Aspectos Legais da Empresa_____________________________________________18
Conceitos de Direito Cambiário e seus Princípios_____________________________20
Títulos de Créditos_____________________________________________________22
Teoria Geral dos Títulos de Crédito________________________________________23
Considerações de Título de Crédito________________________________________27
Empresa Gontijo e os Princípios do Direito Cambioário________________________28
Princípio da Capacidade Contributiva______________________________________29
Considerações Finais___________________________________________________30
Bibliografia___________________________________________________________31
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar brevemente o conceito de Direito Comercial e Direito Empresarial, observando as particularidades de empresa e empresário, buscando ressaltar a participação na sociedade.
Com este o grupo aprendeu que atualmente a empresa exerce indiscutivelmente, importante função econômica na sociedade, pois é considerada a principal atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. •.
DIREITO COMERCIAL
O direito comercial (ou mercantil) é um ramo do direito que se encarrega da regulamentação das relações vinculadas às pessoas, aos atos, aos locais e aos contratos do comércio.
O direito comercial é um ramo do direito privado e abarca o conjunto de normas relativas aos comerciantes no exercício da sua profissão. A nível geral, pode-se dizer que é o ramo do direito que regula o exercício da atividade comercial.
Pode-se fazer a distinção entre dois critérios dentro do direito comercial. O critério objetivo é aquele que diz respeito aos atos de comércio em si mesmos. Em contrapartida, o critério subjetivo relaciona-se com a pessoa que desempenha a função de comerciante.
O direito comercial não é estático, uma vez que se adapta às necessidades mutáveis das empresas, do mercado e da sociedade em geral. Porém, são sempre respeitados cinco princípios básicos: trata-se de um direito profissional (na medida em que resolve conflitos próprios dos empresários), individualista (faz parte do direito privado e regula relações entre particulares), consuetudinário (tem por base os costumes dos comerciantes), progressivo (evolui ao longo do tempo) e internacionalizado (adapta-se ao fenómeno da globalização).
Por fim, o direito comercial visa estruturar a organização empresarial moderna e regular o estatuto jurídico do empresário, entendendo-se como tal a pessoa que realiza atos de comércio. Por outro lado, os aspectos de comércio são aqueles que são levados a cabo com a finalidade de obter lucro.
DIREITO EMPRESARIAL
Por vários autores, o Direito Empresarial é caracterizado fazendo-se referencia ao Direito Comercial. No livro Direito Empresarial, escrito por Amélia de Pádua, Danielle R. Buczynsky e Érica Guerra, o conceito de Direito de empresa como:
“O conjunto de normas jurídicas que regulam a atividade econômica organizada para a produção de bens ou serviços denominada empresa, as relações decorrentes do seu exercício e todas as modalidades de sociedade, mesmo que tenham por objeto a atividade empresária.”
Ainda citando Amélia, Danielle e Érica, o Direito Empresarial compreende:
“Parte geral, com conceitos e princípios básicos do direito empresarial (empresário, empresa, registro do comércio, nome comercial, estabelecimento, etc.). Direito das obrigações e contratos comerciais; Obrigações geradas por atos empresariais, lugar e tempo do seu cumprimento dos contratos mercantis; Direito Societário: Estudo de formas de sociedade, seus regimes jurídicos, sua formação, encerramento entre outros; direito cambiário: estudo de títulos de crédito (notas promissórias, cheque, duplicata, etc.); Direito falimentar: Abrange os institutos da falência, da recuperação judicial e da recuperação extrajudicial.”
Características do Direito Empresarial:
1) Simplicidade da informação: O direito empresarial adota normas e procedimentos menos burocráticos do que o Direito Civil, principalmente porque a simplicidade nas contratações é elemento essencial no cenário empresarial.
2) Internacionalidade: normas de alcance internacional, muito mais do que o Direito Civil.
3) Elasticidade: normas mais flexíveis do que do Direito Civil, devido às inovações que ocorrem frequentemente no cenário empresarial.
4) Onerosidade: o lucro é sempre presumido, ou seja, o empresário visará sempre o lucro.
Sistema evolutivo do conceito de empresário:
Mercador > comerciante > empresário
Mercador = Critério subjetivo
...