DIREITO EMPRESARIAL II
Casos: DIREITO EMPRESARIAL II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: quirinofn • 7/6/2013 • 303 Palavras (2 Páginas) • 781 Visualizações
Semana 03 - Caso Concreto - OAB 2010
Caio, Tício e Mévio são os únicos sócios da CTM Comércio Internacional Ltda., o primeiro possuindo quotas representativas de 60% do seu capital social e os demais 20% cada um. A sociedade é administrada pelos três sócios, e o contrato social determina que a representação da sociedade perante terceiros somente é válida quando realizada pelos três sócios em conjunto. Em razão de problemas pessoais com Tício, Caio passou a se negar a assinar qualquer documento da sociedade, o que pôs a continuidade da empresa em risco, uma vez que o objeto social da CTM está diretamente relacionado à compra e à venda internacional de alimentos, atividade que envolve a celebração de diversos contratos diariamente. Para contornar a situação, Tício e Mévio decidem excluir Caio da sociedade. Com base nesse cenário, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso diga se é possível a exclusão do sócio majoritário pelos sócios minoritários?
Sim. De acordo com o art. 1030, cc, a expulsão dar-se por falta grave.
Questão Objetiva
No que se refere à cessão de quotas de sociedade empresária limitada, assinale a alternativa correta.
A) O cedente responde solidariamente com o cessionário perante a sociedade e terceiros pelas obrigações que tinha como sócio até 3 anos após averbado no registro competente a modi?cação do contrato social.
B) Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem já seja sócio, independentemente da audiência dos demais.
C) A cessão de quotas, consubstanciada na respectiva alteração contratual, terá e?cácia entre cedente e cessionário somente após a sua averbação perante o órgão competente.
D) Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, para terceiro, estranho ao quadro de sócios, somente se houver a concordância da unanimidade dos demais sócios.
...