DIREITOS HUMANOS
Pesquisas Acadêmicas: DIREITOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giseletompson • 11/6/2013 • 2.882 Palavras (12 Páginas) • 424 Visualizações
MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOS
Marcus Vinícius Reis, advogado, máster em
direitos
fundamentais
pela
Universidade
Carlos III de Madri
I - Introdução
Antes
de
falar
sobre
o
fenômeno
do
multiculturalismo (ou pluriculturalismo ou interculturalismo ou
brazilinização [Samir Nair, 2004]), tenho que inserir duas
afirmações sobre o conceito de direitos humanos que são
fundamentais
para
a
compreensão
daquela
realidade
(Fernandez García, 1998):
1º) o conceito de direitos humanos surge com a
transição da sociedade mundial à modernidade;
2º) o conceito de direitos humanos é uma
invenção da cultura ocidental.
Assim, o conceito de direitos humanos é um
conceito histórico do mundo moderno1, que é semeado a
partir da Paz de Westfalia (1648)2, na Europa, em que se
1 “no existe ninguna expresión en ninguna lengua antigua o medieval que pueda traducir correctamente
nuestra expresión ‘derechos’ hasta cerca del final de la Edad Media: el concepto no encuentra expresión en
el hebreo, el griego, el latín o el árabe, clásicos o medievales, antes del 1400 aproximadamente, como
tampoco en inglés antígo, ni en el japonés hasta mediados del siglo XIX por lo menos. Naturalmente de esto
no se sigue que no haya derechos humanos o naturales sólo que hubo una época que nadie sabía que los
hubiera.” (MACINTYRE, Alasdair. Tras la virtud. Editorial Crítica:Barcelona, 1987, p. 95).
2 O Tratado de Paz de Westfália pôs fim à guerra dos 30 anos na Europa, afirmando a soberania dos Estados
Nacionais nas relações internacionais e pregando o respeito aos assuntos internos de cada Estado (assuntos
domésticos). Atualmente, principalmente pós 11 de setembro de 2001, esse princípio de não-interferência tem
sido afastado pelo poder bélico de algumas potências. Um aspecto positivo da superação desse princípio é
encontrado no caso de intervenções humanitárias e de casos de jurisdição universal.
1
reconhece pela primeira vez o direito de culto religioso,
considerando as crenças luterana, calvinista e católica iguais,
e toma forma com a Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão (1789), resultado da Revolução Francesa. Apesar de
que alguns direitos considerados direitos humanos já estavam
presentes na Declaração de Direitos da Virgínia (1776), que
marca a independência dos Estados Unidos da América, estes
se encontravam adstritos a um povo, enquanto que a
declaração francesa traz uma vocação de universalidade.
Ademais, foi só em 1791, com a incorporação das primeiras
dez emendas à Constituição dos Estados Unidos da América,
que o texto norte-americano aproxima-se ao texto francês.
O texto a seguir, de Tocqueville (O Antigo Regime
e a Revolução, p. 105), demonstra de modo cativante essa
vocação universal da Declaração francesa:
“La Revolucion francesa no há tenido território
próprio, más bien su efecto há sido el de borrar de
alguna manera del mapa todas lãs antíguas
fronteras. La hemos visto acercar y dividir a los
hombres al margem de lãs leyes, de lãs
tradiciones, de los caracteres, de la lengua,
haciendo a veces a los adversários compatriotas y
a los enemigos hermanos; o más bien ha formado
por encima de las nacionalidades particulares, una
patria intelectual común donde los hombres de
todas las naciones han podido convertirse en
ciudadanos.”
2
A
partir
da
Revolução
Francesa
e
da
Independência
dos
Estados
Unidos
da
América,
o
desenvolvimento histórico dos direitos humanos passa por
sua primeira fase, que é da positivação. Com a materialização
de certos direitos naturais, inerentes ao ser humano, em
textos legais situados no ápice
...