DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING
Por: maryangela123 • 9/9/2019 • Resenha • 558 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
TRADE MARKETING
Os conceitos de Trade Marketing são divergentes em alguns pontos e de vasta interpretação na literatura. Motta, Santos e Serralvo (2008, p. 48) trazem que:
Trade Marketing opera no sentido de adequar a estratégia, a estrutura e a operação da companhia à dinâmica dos canais de distribuição, com o objetivo de atender melhor e mais rentavelmente seus clientes e, por seu intermédio, os consumidores.
Alvarez (2008, p. 71), conforme segue:
Trade Marketing é uma forma de orientar e apoiar as atividades de marketing e vendas, trabalhando em conjunto para conseguir satisfazer as necessidades do consumidor final e do cliente varejista. O Trade Marketing é, acima de tudo, uma filosofia da empresa, a qual entende que o foco no consumidor final deve ser ampliado para ação diante deste consumidor no ponto-de-venda, local da arena competitiva.
Trade marketing teve início através da multinacional norte-americana Colgate-Palmolive, com a finalidade de aproximar a empresa e seus distribuidores, usou o termo para se referir à junção o entre as áreas de marketing e de vendas. (Castilho, 2000 apud Almeida, Penna, Selva e Freitas, 2012). Com o objetivo de conciliar o problema de distanciamento entre as tradicionais ações de marketing e o comportamento do consumidor final, diversas empresas, criaram em suas estruturas organizacionais áreas de Trade Marketing, que estão ganhando cada vez mais importância nas decisões estratégicas do negócio. (Silva neto, Macedo-soares, Pitassi, 2011)
DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING
Segundo (Leão, 2018) distribuição e trade marketing necessitam estar juntas para que o processo de venda aconteça. A distribuição permite que os produtos cheguem ao seu destino, o trade marketing procura atender aos anseios dos clientes e dos consumidores finais. A empresas tem por características principais de satisfazer os anseios de seus clientes e consumidores e ao mesmo tento obter lucro, e essas duas ferramentas (Distribuição e Trade Marketing) te um papel fundamental para que isso aconteça, (SANTOS, MOREIRA, ARBACHE e SALLES, 2011)
(Leão, 2018) destaca também que a distribuição para o ponto de venda assegura a disponibilidade do produto para o consumidor, Ao disponibilizar os produtos nos pontos de venda, o setor de trade marketing vai dedicar seus esforços para atender às necessidades dos consumidores e estreitar as relações com os canais de distribuição.
Entre as atividades de trade marketing estão: fazer o marketing promocional para aumentar a exposição do produto e o fluxo de venda, manter contato periódico com os clientes para debater novas formas de distribuição dos produtos no interior da loja e desenvolver materiais de merchandising.
O SUPPLY CHAN MANAGEMENT (GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS)
Gerencia os fluxos, informações, de bens, serviços, finanças, de forma estratégica entre empresas e consumo final, que visa garantir que as empresas consigam de forma competitiva valores para seus clientes. Passando por fornecedores de matéria prima, fabricantes, distribuidores, atacadistas e varejistas chegando ao consumidor final (CHIN, 2010)
Supply Chain Management representou uma tática organizacional se manter competitivo em relação ao mercado,
...