DIVIDIR COM DIFICULDADE OU A DIFICULDADE DE DIVIDIR
Trabalho Universitário: DIVIDIR COM DIFICULDADE OU A DIFICULDADE DE DIVIDIR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DiegoAugDias • 20/10/2013 • 271 Palavras (2 Páginas) • 736 Visualizações
DIVIDIR COM DIFICULDADE OU A DIFICULDADE DE DIVIDIR
Na antiguidade apenas os sábios sabiam dividir pois os cálculos eram extensos e difíceis, exigindo trabalho e prática para serem resolvidos; assim, somente os mais habilidosos conseguiam resolve-los em menos tempo e de forma correta.
Ao que ocorre atualmente, se um aluno aprendeu verdadeiramente dividir este o fará em um tempo curto utilizando-se de um método rápido e eficiente para qualquer situação; não esquecendo que hoje calculadoras e computadores também realizam estas operações em tempo recorde.
A RESPEITO DO SIGNIFICADO DA DIVISÃO
A mais notável dificuldade referente ao aprendizado matemático de um aluno, encontra-se em atribuir significado ao novo conteúdo; para se obter conhecimento deve-se pensar em fatores como: a utilização deste conhecimento para aplica-lo no cotidiano e porque ele se torna importante para diversas ocasiões.
Para Guy Brousseau há dois importantes componentes da compreensão:
_ Compreender é dominar um conhecimento ao ponto de conseguir aplica-lo em situações diferentes e
_ O aluno que compreende, logo raciocina a respeito do que aprendeu e também o analisa.
RESUMO
Nota-se que de modo geral os alunos conhecem superficialmente a habilidade de dividir, pois, o ensino foca-se em métodos (regras) que restringe-se apenas ao conteúdo ministrado em sala e não proporciona a eles a verdadeira aprendizagem e posteriormente assimilação a novas situações.
Conclui-se portanto, que na medida que o professor busca métodos ou “palavras-chave” para ensinar qual o cálculo correto para se resolver um problema, acaba inconscientemente privando seus alunos de raciocinarem durante o processo para que se busque a solução correta, é importante assim estimular o pensamento e não restringir-se apenas a uma resposta que não garante por sua vez o real aprendizado.
...