DOENÇA OCUPACIONAL
Artigos Científicos: DOENÇA OCUPACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cicinhaandrade • 3/10/2014 • 216 Palavras (1 Páginas) • 1.074 Visualizações
Doenças ocupacionais no padeiro
Doença ocupacional pode ser adquirida de exposição do trabalhador os agentes químicos, físico, biológicos, em situação acima do limite permitido por lei, sem a utilização das roupas e / ou equipamento de proteção coletiva ou proteção individual compatíveis com os o risco exposto.
O padeiro esta exposto há vários risco ruídos provenientes do trabalho realizado com maquinas e equipamento, calor provenientes de fornos e fogões, poeira de farinha, proveniente da farinha de trigo dispersa no ar, postura inadequada em bancada de trabalho, trabalho em pé por período prolongado e repetitivo.
A atividade laboral dos envolvidos no processo da panificação pode lhes propiciar conseqüências negativas para a saúde, sendo algumas delas as enfermidades alérgicas res¬piratórias.
Doenças ocupacionais alérgicas das vias respiratórias são comuns entre padeiros e a asma constitui-se em uma dessas manifestações. A exposição à poeira de farinha tem sido relatada como um importante fator de risco para tais doenças alérgicas
Na Portaria n. 3.214/78, através da Norma Regulamentadora 15 (NR-15) , que fixa ainda os limites de tolerância aos agentes agressivos (calor, ruído, chumbo, cromo, mercúrio, microondas, laser, lixo urbano etc.) , os meios de proteção e o tempo máximo de exposição do empregado a esses agentes. Quem estaria sujeito a exposição insalubre, seriam os próprios padeiros, que se expõe estão expostos a temperaturas bem elevadas.
...