DRE - Demonstração De Resultado Do Exercicio
Exames: DRE - Demonstração De Resultado Do Exercicio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulosantista14 • 25/2/2015 • 954 Palavras (4 Páginas) • 400 Visualizações
1. Considerações da DRE
A DRE é fundamental aos investidores, aos bancos fiadores, ao governo e aos administradores das empresas, que podem analisar através dela sua capacidade e, quando necessário, mudar a administração da empresa.
Quando a DRE mostra a real situação da empresa torna possível uma administração direcionada para a eficiência e a competência, e é adaptável aos interesses dos usuários de maneira geral.
É um relatório contábil que apresenta as receitas, custos, despesas, perdas e ganhos obtidos e suportados pela entidade, assim como as participações no seu resultado, evidenciando o lucro líquido apurado em um determinado período.
2. Conceito da DRE
Demonstração do resultado do exercício DRE é um relatório contábil criado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período.
Embora sejam criadas anualmente para fins de legais de divulgação, no geral são feitas mensalmente e trimestralmente no âmbito administrativo, são realizados os resultados gerado no exercício, mediante especificação das receitas, custos e despesas por natureza dos componentes, até o resultado liquido final- lucro prejuízo. Este resultado liquido final, se lucra, representa o ganho efetivo obtido pela empresa que tem por finalidade remunerar os sócios ou acionista e manter e desenvolver o patrimônio da empresa. Se prejuízo liquido do exercício, representa a parcela de desgastes sofrido pelo patrimônio no período.
Com uma DRE bem elaborada, que reflita a real situação da empresa será possível uma administração totalmente voltada para a eficiência e a competência e por outro lado, flexível aos interesses dos usuários de maneira geral e isenta de outras interferências. As demonstrações contábeis são utilizadas pelos administradores para prestar contas sobre os aspectos públicos de responsabilidades da empresa, perante acionistas, credores, governo e a comunidade em geral. Tem, portanto por objetivo revelar, a todas as pessoas interessadas, as informações sobre e os resultados da empresa.
3. Objetivos da DRE
O Demonstrativo do Resultado do Exercício tem por finalidade especificar todos os aspectos que compõem o resultado líquido da empresa dentro do período determinado para análise. Sua função é catalogar todas as contas que fazem parte do balanço patrimonial a partir do confronto de receitas, custos e despesas, o que possibilita justificar o resultado líquido atingido.
Enquanto o balanço patrimonial, efetivamente dito, foca-se em um comparativo com relação aos anos anteriores, o DRE evidencia como se deu a situação líquida da companhia no final do exercício.
4. Estrutura da DRE
Conforme legislação brasileira (Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, Lei das Sociedades por Ações) as empresas deverão relatar na Demonstração do Resultado do Exercício: A receita bruta das vendas e serviços, as devoluções das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita líquida das vendas e serviços; o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuízo operacional, as receitas e despesas não operacionais; o resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para tal imposto; as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiarias, e as contribuições para instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados; o lucro ou prejuízo liquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
Receitas
Correspondem a ampliação no resultado e são reconhecidas e medidas em conformidade com os Princípios Fundamentais da Contabilidade, resultantes de diversos tipos de atividades que possam alterar o Patrimônio Liquido. Existem vários tipos de receitas e esses foram desenvolvidos para discriminar de forma mais ordenada a sua empregabilidade.
Dentre eles temos:
Receita Bruta de vendas: Corresponde às receitas relacionadas às vendas dos produtos ou serviços prestados pela empresa sem suas deduções.
Receita Liquida de Vendas: Corresponde as receitas relacionadas as vendas dos produtos ou serviços prestados pela empresa com as devidas deduções, que podem ser: impostos e contribuições incidentes sobre as vendas, devoluções de vendas
...