DRENAGEM URBANA
Trabalho Universitário: DRENAGEM URBANA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SherlockHomes • 19/6/2014 • 687 Palavras (3 Páginas) • 706 Visualizações
Ralos combinados;
A água, ao se acumular sobre a boca-de-lobo com entrada pela guia, gera uma lâmina d'água mais fina que a altura da abertura no meio-fio, fazendo com que a abertura se comporte como um vertedouro de seção retangular, cuja capacidade de engolimento é:
Q=1,7Ly^(3/2)
Onde Q é a vazão em m³/s; y é a altura da lâmina d'água próxima à abertura da guia e L é o comprimento da soleira em metros.
Se a altura da água superar o dobro da abertura no meio-fio, a vazão é calculada pela seguinte expressão:
onde h é a altura do meio-fio em metros. A opção por uma ou outra fórmula para h < y < 2h, fica a critério do projetista.
Para lâminas d'água de profundidade inferior a 12 cm, as bocas-de-lobo com grelha funcionam como um vertedouro de soleira livre, cuja equação é:
Q×P×Y=1732/12
Onde P é o perímetro do orifício. Se um dos lados da grelha for adjacente ao meio-fio, o comprimento deste lado não deve ser computado no cálculo do valor de P.
Se a profundidade da lâmina for maior que 42 cm, a vazão deve ser calculada por:
Q=2,91×A×y^(1/2)
onde A é a área livre da grade em m2, ou seja: as áreas das grades devem ser excluidas. Como no caso anterior, o projetista deve se encarregar do critério a ser adotado para 12 cm < y < 42 cm.
Teoricamente, a capacidade de engolimento das bocas-de-lobo combinadas é aproximadamente igual à soma das vazões pela abertura na guia e pela grelha.~
Imagem 3 .Tipos de bocas de Lobo
Galerias
O dimensionamento das galerias é feito através das equações de Chézy, Manning e outras expressões adotadas para o escoamento da vazão de projeto em regime permanente uniforme. O problema principal é a determinação das declividades e dimensões mais econômicas. No entanto, as normas seguintes podem orientar a escolha desses parâmetros.
Os condutos devem ser calculados para escoamento permanente e uniforme à seção plena, e com velocidade não inferior a 76 cm/s.
Deve-se adotar condutos de no mínimo 30 cm de diâmetro para evitar obstruções.
Nunca se deve diminuir as seções à jusante, pois qualquer detrito que venha a se alojar na tubulação deve ser conduzido até a descarga final.
Para que se minimize o volume de escavação, a declividade dos condutos deve se adaptar o mais que for possível à declividade do terreno.
Os ajustes nas conexões de condutos de seções diferentes deve ser feito pela geratriz superior interna. Porém, isto não se aplica a junções de ramais secundários que afluem em queda aos poços de visita.
MACRODRENAGEM :
Macrodrenagem são projetos de drenagem urbana que consideram principalmente o escoamento fluvial e as contribuições de escoamento pluvial, analisando as condições de escoamento em corpos naturais e retificados.
Funciona a partir da determinação da vazão efluente e a vazão dos corpos d’água nos cenários estipulados, faz-se a análise da dinâmica para verificar possíveis pontos de extravasamento de seção ou pontos de interesse..Com
...