TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decidir sobre uma franquia

Tese: Decidir sobre uma franquia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Para decidir por uma franquia, deve primeiro perguntar se deseja abrir um negócio próprio com toda liberdade e responsabilidade integral ou uma franquia com regras, modelos e etc..

Optou por uma franquia:

Antes de abrir uma empresa franqueada, precisa haver uma pesquisa de mercado, ou seja:

• Lugar – se o produto oferecido é compatível à região que será implantada a empresa.

• Aceitação – se encaixa nas exigências dos consumidores daquela região.

• Lucro – se haverá o retorno esperado com aceitação do produto. Pesquisar o faturamento de outras empresas da franquia e o mesmo porte da empresa.

• Reunião – conversar com franqueados e ex-franqueados.

E depois disso tudo saber que uma franquia há limitações, ter consciência que haverá limitações, a compra de uma empresa franqueada já vem com todo seu marketing, com sua estética e estrutura. Ver se a propaganda oferecida se adapta a região que será implantada a empresa ou se pode ser reformulada de acordo com os costumes do país e região. Negociar a estrutura, negociar a adaptação. A negociação com conhecimento faz com que a empresa dê mais certo, do que entrar em um negocio no escuro.

Ter um conhecimento amplo do produto e ver se ele encaixa com seu perfil de investidor, ou seja, exemplo: não adianta querer vender alimentos naturais se você não os consome ou você é obeso, o consumidor compra no que acredita no que vê, a imagem vende mais que mil palavras, em uma empresa não adianta você dizer “faça o que eu falo e não faça o que eu faço”, isto não vende.

É essencial que o empreendedor tem total domínio pelo produto que será vendido, total conhecimento que seus funcionários sejam treinados com a padronização da franquia adquirida.

Deve-se também saber dos riscos do negócio, tendo então, reuniões, visitações a empresas do ramo e etc..

Para adaptação de empresas americanas no mercado brasileiro, é preciso saber que padrões americanos nem sempre são aceitos no mercado brasileiro, devemos ver se há possibilidade de adaptação do produto e do marketing, se a franquia permite que isso ocorra. Exemplo de produtos como o capcake, o modelo americano é em tons pastéis com sabor padronizado, no Brasil a estética é a mesma, mesmo formato, mas com infinitas cores e sabores que são totalmente brasileiras, sem perder o padrão americano. Os cookies também foram adaptados aos padrões do mercado brasileiro. Não adianta um marketing americano, tem que ser em formato que os brasileiros acreditam e que o produto venda por si. Lembrando que o consumidor compra o que agrada os olhos e os ouvidos.

Hoje com o “marketing direto” tornou-se uma pesquisa de mercado mais ampla, pois pode identificar o público alvo da campanha. O primeiro passo para isso é descobrir o perfil exato do consumidor que irá adquirir o produto. Homem ou mulher? Idade? Renda? Do que gosta?

O segundo passo é decidir qual ferramenta será utilizada, qual no momento esta em alta, a mais forte no mercado, atualmente são: folhetos, catálogos, brindes, convites, telemarketing (este tendo cuidado de ligar somente em horários comerciais, sendo usado com cautela),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com