Declaração de abertura
Por: João Paulo Gurgel • 28/6/2019 • Resenha • 1.317 Palavras (6 Páginas) • 1.563 Visualizações
Trabalho 1: DECLARAÇÃO DE ABERTURA.
QUESTÃO 1
R: A importância da declaração de abertura é apresentar às partes ao processo de mediação, explicando‑lhes como ele se desenvolve, quais as regras que deverão ser seguidas, sempre no intuito de deixá‑las confortáveis com o processo em si, como também de evitar futuros questionamentos quanto a seu desenvolvimento. Cabe ressaltar que sessão de abertura não deve se prolongar demasiadamente – para mediações judiciais recomenda‑se uma declaração de abertura de aproximadamente quatro minutos. É fundamental que o Mediador utilize-se de uma lista de verificação para fazer a declaração de abertura, no entanto, caso o Mediador escolha por não utilizá la poderá sofrer consequências tais como: o esquecimento de algum desses pontos da lista pode colocar o mediador em uma situação delicada; como ter de explicar regras da mediação após uma das partes ter incorrido em prática danosa e prejudicial. Memorizar uma lista na declaração de abertura fará com que esta soe artificial bem como acrescenta uma tensão desnecessária ao mediador em suas experiências autocompositivas e além disso, qualquer esquecimento de algum ponto, por parte do Mediador, transmite às partes desorganização na condução da mediação.
QUESTÃO 2
R: Porque o advogado exerce um importante papel que é o de apresentar soluções criativas para que se atendam aos interesses das partes bem como o de esclarecer quais os direitos de seus representados.
Recepcionando advogados antes da mediação:
“Gostaria de agradecer a presença dos ilustres advogados que representam as partes, suas participações nessa mediação serão de grande valia. A presença de bons advogados são muito importantes para mediações na medida em que apresentam soluções criativas para as questões que nos trouxeram aqui e ao mesmo tempo asseguram que ninguém abrirá mão de quaisquer direito sem estar plenamente consciente desta renúncia e dos ganhos dela decorrentes. Além disso, gostaria de deixar claro, principalmente para as partes que, como este é um processo que envolve não apenas direitos, mas também outros interesses mais amplos, na maior parte da mediação os advogados não se manifestam e isso significa que eles estão desempenhando adequadamente seus papéis, eles desejam que as partes se expressem livremente para que possam se entender diretamente. É importante ressaltar a importância do advogado na mediação, através da contribuição com a solução do litígio e a economia de tempo gerada por esse trabalho, com isso utilizo do momento para perguntar se, por acaso, já foram estipulados entre as partes e seus advogados os honorários conciliatórios. Caso não tenham estabelecidos, aproveitem para debater sobre a questão antes de iniciarmos a conversa…….”
Declaração de abertura (CHECK-LIST)
Boa tarde.
Meu nome é João Paulo.
Vocês podem me chamar João.
Inicialmente, gostaria de dar as boas-vindas à todos!
Além da minha presença, também estarão presentes nesta sala os seguintes observadores Carlos e Solange, os quais estão aqui, apenas, para supervisionar e analisar o meu trabalho e não farão qualquer tipo julgamento ou interrupção na sessão de mediação.
Eu gostaria de estar confirmando seus nomes: a senhora se chama Maria Roberta de Souza e o Senhor Juliano Fagundes, correto? Como gostariam de ser chamados? “Pode me chamar pelo segundo nome, Roberta”. E você? “Pode me chamar de Juliano”.
Eu gostaria de estar confirmando os nomes dos advogados que acompanham a senhora Roberta e o senhor Juliano: o senhor se chama? “Carlos Eduardo da Silva, mas pode me chamar de Carlos”, E o senhor? “Henrique Gomes, mas pode me chamar de Henrique”.
Eu gostaria da documentação e também que todos, por gentileza, desliguem os aparelhos celulares para que não tenhamos interrupções durante a sessão.
É muito importante ressaltar que quando uma pessoa esteja falando, ela não seja interrompida, caso haja algum tipo de observação a ser realizada, utilizem o papel e a caneta que fornecemos para que esta seja anotada e deixe para o momento oportuno para expor sua preocupação.
Algum de vocês já participou de uma mediação?
Caso alguém de vocês já tenha participado de uma mediação antes, gostaríamos de explicar a minha maneira de trabalho, pois mediadores adotam métodos de trabalho um pouco distintos um do outro.
Irei passar alguns minutos para explicar o processo de mediação e os papéis de todos os envolvidos, mas primeiramente gostaria de expor que toda sessão de mediação é regida pelos princípios da confidencialidade, imparcialidade, voluntariedade e autonomia das partes, isto é, tudo que será dito aqui, nesta sessão, não sairá daqui, estamos todos aqui de forma voluntária e espontânea. E ainda, eu não sou Juiz e não estou aqui para julgar qualquer uma das partes, a minha participação é de forma neutra e imparcial, não tenho poder decisório e não imponho uma decisão a ninguém e por fim, é importante destacar que vocês, as partes, estão mediante acordo de vontades, capazes de estipular livremente, como melhor lhes convier.
Eu
...