Declaração dos Direitos Humanos Naturais
Seminário: Declaração dos Direitos Humanos Naturais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavianml • 26/11/2013 • Seminário • 790 Palavras (4 Páginas) • 298 Visualizações
Na Declaração os direitos naturais do homem ou seja que pertencem a ele desde o nascimento é a liberdade e igualdade (art.1), propriedade, segurança e o direito de resistir à opressão (art.2).
Na declarção há limites para a liberdade pois a lei diz que o limite para o exercício da liberdade é que ele não deve ferir a liberdade de outra pessoa, além de não poder violar outras leis.
e a igualdade consiste em direitos ou seja considera todos iguais, ou seja, perante a lei. Portanto também iguais em deveres. E mais, vale lembrar a igualdade é jurídica, portanto, não significa igualdade social!
A liberdade de expressão foi um assunto central da Declaração (art, 10 e 11) Defendida com fervor, a liberdade de expressão e de religião só poderia ser impedida caso prejudicasse a ordem pública. (Ou seja, expressar-se a ponto de incitar uma rebelião ou revolução poderia ser uma liberdade cassada e punida)
Na declaração a forma para garantir o direito de propriedade é considerada um direito natural do homem (art. 2), que não se pode tirar, transmitir. É um direito "inviolável e sagrado" segundo o artigo 17.
a importância deste documento para a História é importante para que o historiador tenha acesso à mentalidade e idéias dos homens na França no final do século XVIII.
1. A Revolução Americana foi deflagrada por uma guerra contra os poderes metropolitanos (isto é, contra inimigos externos); diversamente, a Revolução Francesa caracterizou-se, desde o começo, por uma guerra civil (ou seja, contra os inimigos internos). 2. Os patriotas norte-americanos continuaram valorizando positivamente a experiência de seu passado colonial na construção de seu imaginário de República; contrariamente, os patriotas franceses romperam radicalmente com o seu passado, considerado negativo porque identificado ao Ancien Régime.
independência dos Estados Unidos sofreu influência do pensamento iluminista francês e a declaração de independência (1776), redigida por Thomas Jefferson, antecedeu a obtenção da autonomia, conquistada por via militar.
____________________________________________________________________________
As diferenças entre a Revolução Francesa e a Revolução Americana
A Revolução Francesa ocorreu em 1789 e a Revolução Americana aconteceu no ano de 1776, ambas foram revoluções liberais-democráticas, mas se diferem pelas razões que levaram às revoltas e por suas declarações; de um lado a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, e do outro a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.
A Revolução Francesa foi marcada pela Assembléia Constituinte, Assembléia Legislativa, Convenção e pelo Diretório, a partir desses acontecimentos foi alterado o sistema político e social da França. Inicia com a tomada da prisão, mais conhecida como Queda da Bastilha, e encera-se com o golpe de Estado intitulado 18 de Brumário, onde começou a ditadura de Napoleão Bonaparte. A frase de Jean-Jacques Rousseau “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” são os ideais da revolução, tendo como lideres Danton, Marat e Robespierre. O país que era Monarquia passou a ser República Democrática.
A Declaração
...