Definições E Histórico De Empreendedorismo
Casos: Definições E Histórico De Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andreatti • 29/5/2014 • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 355 Visualizações
Definições e histórico de empreendedorismo
Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é ser empreendedor.
Abrir mão da carteira assinada para tocar a própria empresa é uma opção feita por milhares de trabalhadores a cada ano. Você gostaria de se juntar a eles?
De acordo com o dicionário Houaiss da língua portuguesa (2001) empreendedor é a pessoa que decide realizar tarefas difíceis e laboriosas.
É a pessoa que assume o risco de começar uma nova empresa.
O dicionário Aurélio (1985) define como ”uma pessoa que coloca em execução“ (um plano, um projeto). Tem o mesmo significado da palavra francesa entrepreneur, que deu origem à inglesa entrepreneurship (comportamento do empreendedor).
O empreendedor sente vontade e aptidão para realizar algo diferente, algo que deverá ter um diferencial no mercado.
Sempre que queremos executar alguma coisa em nossa vida, nunca devemos esquecer-nos de “tudo” que fazemos temos que levar em conta os riscos que temos de assumir.
O empreendedor deve entender que na tomada de decisão, ele tem que levar em consideração a natureza complexa dos negócios, resultante de ambientes organizacionais modernos que sofrem constantes transformações.
Assim sendo, a abordagem mais contemporânea para a solução de problemas deve buscar/trabalhar com um pensamento sistêmico, supondo que os problemas são complexos, têm mais de uma causa e mais de uma solução, e estão inter-relacionados com o restante da organização.
O futuro empreendedor sente vontade e aptidão para realizar algo “diferente” algo que deverá ter um diferencial no mercado. Um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus liderados na realização das atividades e tarefas que lhes competem, visando a alcançar os objetivos organizacionais.
A liderança efetiva pressupõe, portanto, o conhecimento das principais teorias motivacionais que podem orientar as ações do líder com o objetivo de canalizar os esforços dos liderados ele deve ter a capacidade de reunir as forças de um grupo em torno de um objetivo, transformando as pessoas em parceiros, estimulando seu crescimento e dando exemplo para manter a motivação elevada.
Quando você aprende a delegar atribuições aos liderados os mesmos ficam motivados a trabalhar e comprometidos com os objetivos do empreendimento. Isso faz com que algumas necessidades sociais sejam satisfeitas.
A ideia de um espírito empreendedor (vide texto abaixo) está de fato associada a pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios.
Quando sonhamos em abrir um empreendimento, nossa intenção é passar para o outro lado da relação de trabalho, deixar para trás a ideia de segurança da “carteira assinada” e isso significa planejar novos caminhos, um novo rumo em nossa vida profissional e pessoal. O empreendedor pode obter a auto realização, através da modificação da realidade.
Este é o espírito empreendedor.
Cultivando "O Espírito Empreendedor"
Muitos pensam que empreendedores são aquelas pessoas de terno, gravatas e de fala bonita ou gênios que fazem o impossível acontecer. Pensando dessa forma deixam seus sonhos atrofiados, suas oportunidades para depois e suas perspectivas frustradas. Acreditando-se que o espírito empreendedor está em cada pessoa, todos podem ser empreendedores. A diferença é que uns despertam mais cedo que os outros, ou seja, traçam metas e fazem de tudo para que as coisas aconteçam. As dificuldades e os desafios são transformados em oportunidades.
Então, como transformar um sonho em oportunidade e sucesso? Não existe fórmula mágica para responder essa indagação. A capacidade de realização está dentro de nós mesmos. Ser ágil não significa essencialmente fazer as coisas com rapidez, e sim, fazê-las com inteligência.
O planejamento e a determinação são cruciais para quem quer desperta e ou cultivar o espírito empreendedor, pois ajudam a traçar metas e a determinação de executá-las. Na vida não pode haver perda de tempo para quem quer alcançar o sucesso, que só é conseguido com muito trabalho e persistência.
“Assumir risco é apostar no sucesso”, mas muitos fracassam pelo medo de apostar em si, reduzido seu potencial e esquecendo que mais na frente só serão lembrados aqueles que realmente fizeram à diferença. Então, mãos a abra e comece agora a fazer o seu diferencial. Cultive seu espírito empreendedor. Você pode. Acredite em você, aja com cautela e perseverança. Faça a história. Com certeza, será bem-sucedido. Mas, lembre-se “nenhum conjunto de habilidades, e conhecimento ou potencial é capaz de ajudar pessoas a terem sucesso se elas mesmas não tiverem o desejo de serem bem-sucedidos.” (http://www.artigonal.com/carreira-artigos/cultivando-o-espirito-empreendedor-1077554.html), acesso 10/07/2013.
...