Demanda Economia
Trabalho Universitário: Demanda Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AmaralMatheus • 16/8/2014 • 929 Palavras (4 Páginas) • 341 Visualizações
Demanda
É a quantidade de produtos que os clientes desejam e podem adquirir (de acordo com sua restrição orçamentária) a vários níveis de preço.
O gráfico abaixo mostra uma diminuição do preço e um aumento da quantidade ofertada.
Em Demanda, existe uma exceção chamada de “Bem de Giffen”, este acontece quando, por exemplo, uma família tem dinheiro para comprar apenas arroz e esse é o maior componente de sua alimentação durante o mês, caso haja uma queda no preço do arroz a família ainda sim o substitui (por outro alimento do mesmo preço) pois está saturada desse consumo.
OBS: Existem alguns fatores que podem afetar a curva da Demanda, por exemplo: preço, renda, gostos, expectativas e preços dos bens relacionados.
• Preço - À medida que o preço sobre, a demanda cai, causando um deslocamento ao longo da curva.
• Renda - Possui 2 tipos de deslocamento: Bens normais e bens inferiores.
Bens Normais: Ocorrendo um aumento da renda, naturalmente a demanda aumenta por um bem normal.
Bens Inferiores: Quando ocorre um aumento da renda, diminui a demanda por um determinado bem.
• Bens Relacionados: Divididos em bens complementares e bens substitutos.
Bens Complementares: O quando o consumo de dois produtos estão correlacionados, ou seja, um produto só é consumido com o outro. Caso o preço de um dos produtos aumente a demanda pelos dois irá diminuir.
Bens substitutos: Quando ocorre o aumento do preço de um determinado produto e a demanda por ele diminui, o cliente opta por um produto similar a esse.
Gostos/Expactativas: Ambos provocam deslocamento na curva da demanda, podendo aumentar (deslocando para cima e para a direita) ou diminuir a quantidade demandada (deslocando para a esquerda e para baixo).
Gostos Expectativas
Oferta
É a quantidade de produtos que os vendedores estão dispostos a disponibilizar para venda a diversos níveis de preços.
• Lei da Oferta: Existe uma relação direta/positiva entre preço e quantidade ofertada.
O gráfico abaixo mostra que o preço aumenta, a quantidade ofertada também a aumenta e vice-versa.
OBS: Existe uma exceção chamada “Ganhos de escala”, ela ocorre quando o preço diminui e a quantidade aumenta.
Fatores que alteram a curva de oferta: Preço, preço dos insumos, tecnologia (produção), substitutos na produção.
Preço: Existe relação direta/positiva entre preço e quantidade ofertada.
Qoferta: a + b P
OBS: O gráfico mostrado acima representa as mudanças na quantidade ofertada devido a alterações no preço ocorridas ao longo da curva de oferta.
Preço dos insumos: é definido como “trabalho + capital”, matérias primas e tem uma relação direta com o custo da produção.
O gráfico acima mostra que quando os preços dos insumos aumentam, naturalmente aumentam os custos de produção e a quantidade ofertada diminui.
• Tecnologia (de produção): O gráfico abaixo mostra que a quantidade aumentou e deslocou completamente a curva da oferta, houve uma melhora tecnológica.
• Substitutos na produção: Podem produzir 2 produtos com o mesmo insumo, sem aumentas os custos, o mercado apenas pode influenciar o lucro que será obtido.
Exemplo: Uma fazenda tem como maior produção, queijo e manteiga. Caso o preço da produção do queijo suba muito, a fazenda pode se concentrar mais na produção de manteiga.
• Elasticidade – preço da oferta:
EpOF=
∆% Qd
∆%P
• Quando a variação da quantidade ofertada é maior do que a variação do preço ofertado (positivo), esta variação é elástica.
• Quando a variação da quantidade ofertada é menor do que a variação do preço ofertado (positivo), esta variação é inelástica.
• Quando a variação da quantidade ofertada é igual a variação do preço
...