Demandas da comunidade
Tese: Demandas da comunidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 0147 • 2/10/2013 • Tese • 1.588 Palavras (7 Páginas) • 419 Visualizações
Progestão
Módulo I – Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
Caderno de atividades
Atividade 1 – Reunião com os profissionais da escola
A) Planejando a reunião
Data: 14/04/12
Horário: das 08 às 10h (tempo estimado: 2h)
Local: Sala 04 da Escola Estadual Cel. Carneiro Júnior
Assunto: Regras e condutas do Regimento Escolar
Público: Professores, orientadores, funcionários da secretaria e auxiliares de educação básica.
Regentes da reunião: direção da escola (diretora e vice-diretoras)
Pauta:
• Boas vindas (5 min)
• Mensagem inicial (5 min)
• Apresentação das regras pausando nas que mais causam polêmicas e questionar sobre uma nova conduta, discutir sobre as possíveis mudanças de acordo com as mudanças sociais que vivemos (1h 10 min).
• Redigir as discussões para reformulação do Regimento Escolar (25 min)
• Ler a Ata e solicitar assinatura de todos (10min)
• Mensagem final e Agradecimentos finais (5min)
Tarefas acordadas: mudança no regimento
Prazo: Dois meses para nova redação, publicação e posterior cobrança de aplicação.
C) Registrando a reunião
A reunião gera uma tensão porque a maioria dos professores viveu sua juventude em um tempo diferente dos tempos atuais de nossos jovens e não aceitam muitas condutas de comportamento. Esse comportamento muitas vezes, não é maldoso ou carregado de más intensões, mas é comum no meio que vivem nossos alunos adolescentes.
A adolescência em si já é conflituosa devido às mudanças anatomofisiológicas e as rápidas transformações sociais se conflitam mais fortemente com os pensamentos dos ditos formadores de opiniões, seus professores, que estão numa idade mais avançada em relação a esses jovens e estimulados alunos. Sendo assim, reformular as regras passa a ser uma tormenta ao invés de solução. Mas, é necessário.
Alguns saem desanimados, acham que tudo é inútil, que a discussão não levará a nada. Mas, uma boa parte do grupo discuti fortemente e estuda o ECA para saber o que pode ser associado à essa nova formulação do Regimento. Esse grupo propõe mudanças no Regimento que estão amparadas pelo ECA, não ferem a LDB e buscam associação à comunidade escolar local para que, desse modo, não haja desavenças e o novo Regimento possa ser aceito com o apoio de todos: família, alunos e demais órgãos parceiros da escola, tais como conselho tutelar, Patrulha escolar da PM, dentre outros.
Progestão
Módulo I – Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
Caderno de atividades
Atividade 2 – Profissionais da escola e alunos.
Data: 30/03/12
Horário: das 07h30min às 09h30minh (tempo estimado: 2h)
Local: Sala 04 da Escola Estadual Cel. Carneiro Júnior
Assunto: Qual a melhor maneira para discutir educação sexual em nossa escola sem ferir os padrões culturais de nossa comunidade?
Público: Alunos do 1ºano do EM
Número de alunos: 40
Regente da reunião: Vice-diretora Pollyanna Marcondes Freitas Leite
Pauta:
• Apresentação e boas vindas (5 min)
• Mensagem Inicial (5 min)
• Desenvolvimento do assunto (1h 45min)
o Apresentar a importância da Educação Sexual e a Lei que rege esse conteúdo no Estado de Minas Gerais: LEI Nº 12.491, DE 16 DE ABRIL DE 1997. (5 min)
o Reprisar cenas de filmes que chocaram a sociedade com temas sobre o assunto, tais como “Filadélfia”, “As melhores coisas do mundo”, “Muita calma nessa hora”. (20 min)
o Abrir espaço para discussão sobre as cenas apresentadas (20 min)
o Fazer uma chuva de ideias (Brainstorm - uma metodologia de exploração de ideias, visando a obtenção das melhores soluções de um grupo de pessoas.) (15 min)
o Fazer comentários e intervenções sobre as falas dos alunos para entendimento das colocações (15 min).
o Colocar a seguinte pergunta em pauta: “O que você gostaria de aprender na escola e que pudesse ser útil para mudar e/ou melhorar a comunidade (meio) em que você vive?” (5 min)
o Sistematizar os resultados com novas intervenções e provocações do professor agrupando as respostas por afinidades de conteúdo. (10 min)
o Dividir os alunos em grupos para que organizem os registros de suas ideias. Esse material será depois recolhido pela regente da reunião (15 min).
• Agradecimentos finais e mensagem final (5 min)
Tarefas acordadas: inovações de técnicas de abordagem aos alunos sobre Educação Sexual baseado nas informações colhidas com os alunos;
Prazo: três meses para divulgação aos professores das condutas dentro dessa discussão para que posteriormente seja cobrada uma nova forma de aplicação do conteúdo em questão
Observações/impressões pessoais: é uma atividade que aproxima o professor do aluno, bem como torna a escola mas ativa em sua vida, podendo dessa forma gerar mudanças a longo prazo em nossa sociedade. A princípio parece uma atividade utópica, sem finalidade aparente, mas uma discussão como essa leva a mente do adolescente a refletir melhor sobre seus valores e os valores colocados pelo meio social que ele convive. Quem será o vilão da história.
...