Desafio Proficional
Trabalho Universitário: Desafio Proficional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ziparaty • 28/5/2014 • 2.374 Palavras (10 Páginas) • 454 Visualizações
TRABALHO
DE
PEDAGOGIA
Rio de Janeiro
02/05/2014
INTRODUÇÃO
O desafio profissional veio para nos mostrar como é o procedimento metodológico de ensino- aprendizagem. Com o objetivo de favorecer e estimular a aprendizagem eficiente, promover o estudo a distância, desenvolver os estudos independentes e o auto-aprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação, promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticas relativos à profissão, direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Nesse desafio a participação do aluno é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na profissional.
Terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas diretrizes curriculares nacionais. Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: Língua portuguesa, matemática, ciências, Histórias, geografia, artes, educação física, Língua Brasileira de sinais, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.
Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento. Realizar pesquisas proporciona em conhecimentos, entre outros;sobre seus alunos e alunas e a realizar sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares;sobre processos de ensinar e de aprender,em diferentes meios ambientais -ecológicos;sobre propostas curriculares;e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas
DESENVOLVIMENTO
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN 9.394/96)
As diretrizes e bases da educação nacional têm como objetivo cobrar do Estado e da família a educação completa tendo como um dos pilares os princípios da liberdade, formando o aluno para a vida profissional como para vida social.
Isso pode ser bem compreendido no artigo 1° parágrafo II (LDBEN DA EDUCAÇÃO 9.394/96) e do artigo 2° da (LDBEN DOS PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9.394/96)
Será extremamente importante o trabalho conjunto entre o Estado, corpo docente e sociedade para que:
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
X - valorização da experiência extra-escolar;
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN)
ENSINO INFANTIL (1ª a 4ª série)
Tem como objetivo estabelece ruma referência curricular e apoiara revisão ou elaboração da proposta curricular dos estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino.
ENSINO FUNDAMENTAL (5ª a 8ª série)
Estabelecem para os sistemas de ensino, uma base nacional comum nos currículos e servem de eixo norteado na revisão ou elaboração da proposta curricular das escolas.
ENSINO MÉDIO
Tem por objetivo auxiliar os educadores na reflexão sobre a prática diária em sala de aula e serve de apoio ao planejamento de aulas ao desenvolvimento do currículo da escola.Os parâmetros curriculares serve para ajudar os alunos a enfrentar o mundo atual como cidadãos participativos,reflexivos e autônomos,conhecedores de seus direitos e deveres.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTORIA E CULTURA A FRO BRASILEIRA E AFRICANA
A primeira instituição pública foi fundada no dia 22 de Agosto de 1988 voltada para promoção e preservação da arte e cultura afro-brasileira. A obrigatoriedade de inclusão de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos na educação básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores.
Com esta medida, reconhece-se que além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, a sua identidade e de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana ao contrario dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluri étnico, capazes de construir uma nação democrática.
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, VOLUME 1
A partir da constituição Federal de 1988, a educação infantil em creches e pré-escolas passou a ser um dever do estado, e um direito da criança (art.208, inciso IV).O Estatuto da criança e do adolescente,de 1990,também destaca o direito da criança a este atendimento.
Este documento traz todas as referências e orientações pedagógicas para implementação de práticas educativas de qualidade que promovam as condições necessárias para o desenvolvimento integral e de cidadania das crianças considerando as características afetivas emocionais sociais e cognitivos das crianças de zero a seis anos. A educação infantil é considerada o primeiro e topo da educação básica tendo como finalidade e desenvolvimento integral da criança.
...