Desafio Profissinional em /RH
Por: noca1971 • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 676 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
Neste relatório será narrado o desenvolvimento de uma negociação sistêmica (que beneficia todos os envolvidos). A comunicação é um processo bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. Uma negociação deve seguir alguns passos, como por exemplo:
- Verificar o ambiente em que esta inserida (a parte interessada em fazer alguma mudança na outra parte deve “entrar” no espaço do outro para que a defesa diminua);
- Visualizar os objetivos do processo; e outras.
Nesta negociação, as partes envolvidas serão de uma gravadora de músicas conceituada no mercado, a associação dos moradores, de um bairro recente de classe média de uma cidade no interior de São Paulo sendo a maioria dos moradores na terceira idade e da prefeitura da cidade.
Perfil dos oponentes:
Associação dos moradores do bairro:
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infra-estruturar (trânsito)
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranqüilidade, sendo que a maioria é de terceira idade
Estímulos a negociação: Tem a idéia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Perfil do negociador – A gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de negócios/ Experiência em negociar em meio a conflitos
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalara gravadora no bairro
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que a negociação seja com benefícios para todos.
O objetivo da negociação é a instalação da gravadora no bairro. A gravadora pretende investir em melhorias na região circunvizinha e assim trazer pregresso ao bairro, mas mesmo assim os moradores, através da associação de moradores do bairro, entraram com um pedido/manifesto junto à prefeitura com o intuito de impedir esta instalação, alegando que a empresa irá perturbar a tranqüilidade dos moradores. A prefeitura analisou o pedido dos dois lados e entrou em contato com a gravadora informando a reivindicação dos moradores. Sendo assim, a prefeitura solicita um porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação para as duas partes envolvidas. O prazo estipulado pela prefeitura foi de 45 dias para que esse acordo seja feito e um prazo de 20 dias para que haja uma reunião prévia.
Nesta negociação será utilizado o modelo de Jung, este modelo alia a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação ao outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar em outros indivíduos com os quais se relaciona.
Na reunião preliminar, após as devidas apresentações das partes, os moradores apresentaram a gravadora seus maiores receios/problemas e algumas propostas.
Receios:
• Segurança;
• Barulho (antenas e após as gravações);
• Pouso de aeronaves;
• Infra estrutura (falta de estacionamento).
Propostas:
• Construção
...