Desafio Profissional RH
Por: GleiAssis • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 552 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE CAMPINAS – UNIDADE I
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
Amanda C. R. Silvério Martins – RA 9918003627
Daniela Camargo de Andrade Silva – RA 135519183
Gizeli Caroline Pereira Oliveira – RA 1208381089
Gleiciane Cavalcante Soares de Assis – RA 1242450426
Noemi Nobre de Oliveira – RA 0183584003
Valdena Costa Soares – RA 1208370944
DESAFIO PROFISSIONAL - 1º Bimestre
Disciplinas: Matemática e Processos Gerenciais
TUTOR EAD: LUCIANO FRANÇA
CAMPINAS / SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O objetivo do “Desafio” é reestruturar a parte funcional da empresa, no ramo varejista de alimentos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos (Hoterdan Hipermercado), para que a mesma aumente seus lucros e tenha funcionários mais comprometidos e satisfeitos com o empregador.
Após análise da atual administração, desenvolvemos um plano estratégico, começando pela reestruturação organizacional, capacitação e desenvolvimento dos diretores e gerentes, visando metas, resultados e uma melhor liderança.
Após as mudanças nas diretorias e gerências, partiremos para o desenvolvimento, capacitação e motivação para o pessoal operacional, pois é a parte mais importante da empresa, funcionários bem liderados e motivados produzem mais.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTERDAN HIPERMERCADO
DESENVOLVENDO E CAPACITANDO LIDERES
Vivemos num mundo onde tudo acontece muito rápido, as mudanças aparecem diariamente,e em alguns casos, em tempo real e as empresas precisam acompanhar essa evolução e para isso necessitam de profissionais bem preparados e com espírito de liderança, pois o mercado está muito competitivo e só se destaca quem possui diferencial, por isso a importância em desenvolver e capacitar os colaboradores, de um modo geral, começando pelos diretores e gerentes.
Os líderes precisam desenvolver sua capacidade de intuição, julgamento, criatividade, saber tomar decisões satisfatórias, organizar, controlar e planejar. As características básicas de um bom líder são: processamento de informações e relações humanas.
O líder é o iniciador e planejador da maior parte das mudanças de sua empresa, portanto deve aproveitar as oportunidades que possam surgir e estar preparado para possíveis conflitos, crises e imprevistos, sabendo tomar a decisão correta.
Plano de Ação
- Análise para identificar o perfil de cada líder, suas habilidades e limitações;
- Aprender planejar, antes de agir;
- Treinamentos para aperfeiçoar habilidades e competências;
- Palestras e seminários para um melhor desempenho de seus papel dentro da empresa;
- Reuniões semanais entre diretores e gerentes para troca de informações, discutir ações para todos os setores;
- Procurar conhecer sua equipe, ouvir o que cada um pensa, suas idéias, suas insatisfações;
- Definir qual o tipo de liderança funcionará melhor para o bom desempenho da equipe;
- Realizar reuniões com a equipe com conteúdo motivacional;
- Estimular o potencial da equipe;
- Fazer dinâmicas focadas em agregar valores e conhecimentos;
- Desenvolver líderes
- Ter uma boa comunicação
- Tornar as relações entre “patrão e funcionário” mais estreitas
Vendo por esse lado, entende-se que ser líder não é apenas dar ordens , comandar pessoas, delegar tarefas. Ser líder é preocupar-se com as necessidades da sua equipe e juntar todas as características e habilidades individuais e fazer com que esse conjunto faça a equipe atingir os objetivos da empresa como um todo.
Sobre a Liderança Situacional
Nos tempos de hoje, as empresas procuram por profissionais que, também, saibam trabalhar com recursos reduzidos e em curto tempo, é aí que entra o líder situacional que com aquele “jogo de cintura” consegue atender às necessidades da empresa, contornando e eliminando os problemas com eficácia, atingindo os resultados. Para isso, precisa ter uma boa comunicação, mostrar soluções imediatas, ser um bom conciliador entre empresa e colaborador e pensar constantemente nos funcionários, clientes e fornecedores, conhecendo as dificuldades e os pontos fortes da empresa.
“Líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente” e “O líder deve incentivar e dar condições para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser” (HUNTER, 2004, p. 51 e 56)
DESENVOLVENDO, CAPACITANDO E MOTIVANDO COLABORADORES
“A verdadeira motivação não é aquilo que te anima, mas aquilo que te transforma.” (CORÉ, Bárbara)
Toda empresa almeja ter um ambiente harmonioso de trabalho, pois assim a produtividade é melhor e atrai clientes. Para que isso aconteça, a empresa tem que investir nos funcionários: capacitando, treinando e motivando. Mostrando o quanto são importantes e assim eles, também, darão a devida importância ao cliente.
Muitas vezes, o colaborador leva para o trabalho, suas insatisfações pessoais que somadas às profissionais acaba desencadeando problemas no ambiente corporativo, portanto a empresa tem um papel importante em identificar e ajudar, estimulando-os com atividades culturais e sociais e também ajudar na saúde psicológica dos colaboradores de todos os níveis.
Plano de Ação
- Capacitar através de treinamentos, dinâmicas e palestras
- Realizar eventos nas principais datas comemorativas
- Plano de benefícios para o colaborador e sua família
- Plano de carreira
- Bonificação quando atingir metas
- Plano salarial
- Incentivo na educação do colaborador, realizando convênio com instituições de ensino profissionalizantes e universidades, proporcionando desconto nas mensalidades
- Promover atividades culturais e esportivas
- Colocar na rotina do colaborador a ginástica laboral
- Prevenção a acidentes de trabalho
- Proporcionar conforto físico eliminando a insalubridade
- Valorização do colaborador
- Apoio psicológico
- Feeddback individual
“Capacitação Profissional é tornar habilitado para o desenvolvimento de uma função, é qualificar a pessoa para determinado trabalho, visando através da formação básica e profissional, a construção de competências e habilidades para que as pessoas possam compreender e agir sobre sua própria realidade, transformando-a, adaptando-se assim para o mercado competitivo, uma vez qual a pessoa deverá estar pronta, com hábitos e atitudes condizentes às exigências desse mercado.” (CHIAVENATTO, 1999)
...