Desconto Composto, Teoria
Ensaios: Desconto Composto, Teoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: debosilv • 22/10/2013 • 244 Palavras (1 Páginas) • 913 Visualizações
DESCONTO COMPOSTO
O conceito de desconto no regime de capitalização composta é o mesmo do desconto simples: é o abatimento que obtemos ao saldar um compromisso antes de seu vencimento.
Nessas operações temos:
Dia de vencimento – dia fixado para pagamento do título.
Valor nominal (Vl. Futuro ou vl. de resgate) – Valor indicado no título a ser pago no dia do vencimento.
Valor atual (Vl. descontado) – Valor pago ou recebido antes do vencimento.
Tempo ou prazo – é o número de dias compreendido entre o dia em que se negocia o título e o de seu vencimento. (Inclui o 1º dia e não o último)
Empregamos o desconto composto para operações a longo prazo, já que a aplicação do desconto simples comercial, nesses casos, pode levar-nos a resultados sem nexo(O desconto comercial simples só deve ser empregado para períodos curtos, pois para prazos longos o valor do desconto pode até ultrapassar o valor nominal do título.)
Analogamente ao caso do desconto simples, temos dois tipos de desconto composto: o racional e o comercial. O desconto comercial praticamente não é empregado entre nós; assim, ficaremos restritos ao estudo do desconto composto racional.
Valor atual, em regime de juro composto, de um capital N disponível no fim de n períodos, à taxa i relativa a esse período, é o capital A que, colocado a juros compostos à taxa i, produz no fim dos n períodos o montante N.
Assim, em virtude dessa definição temos: PV(1 + i) = FV
Logo: PV = FV(1 - i)n
...