Descrição Resumida dos Assuntos Elaborados na(s) palestra(s)
Por: ederpovoalopes • 29/8/2016 • Resenha • 583 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
1 – Descrição resumida dos assuntos elaborados na(s) palestra(s).
No Fórum Interdisciplinar promovido pela Faculdades Objetivo e Fapal, tendo como tema a violência no trânsito e suas consequências multidisciplinares, tivemos varias palestras, onde a abertura foi feita pelo diretor da faculdade, Sr. Ronaldo, com o tema responsabilidade social no trânsito. Logo em seguida a Sra. Dilce Moura, servidora do TCE enfatizou o quanto o governo federal repassa para acidentes de transito, também informando alguns fatos acontecidos em acidentes trânsito. Em seguida o Estudante de Publicidade falou sobre o trabalho do comunicador nas propagandas de respeito ao trânsito e mencionou alguns trabalhos feitos por ele. Em seguida a Psicóloga Gabriela Elaine falou do comportamento humano no trânsito e para finalizar três bombeiros, falou dos graves acidentes de trânsito. Abaixo um resumo sobre os temas abordados.
Os acidentes de trânsito são atualmente foco de preocupação em todo o mundo, sendo objeto de estudo de profissionais das mais diversas áreas de atuação e do conhecimento. Os acidentes de trânsito não são uma fatalidade. Os fatores que contribuem para a sua ocorrência são o comportamento humano, tanto de pedestres como de condutores de veículos; as falhas mecânicas, ocasionadas, entre outros, pela deficiência na conservação de veículos; as condições ambientais climáticas; as condições físicas das vias; e as sinalizações inadequadas. Diversas alternativas são apresentadas para a redução dos acidentes de trânsito, entre elas a regulamentação do trânsito; as intervenções da engenharia de tráfego e transportes; e as ações educativas. Diversos estudos evidenciam a necessidade da implementação de ações educativas para o trânsito, considerando-se que o comportamento humano é apontado como fator determinante dos acidentes de trânsito.
2 – Descreva sua percepção sobre a violência no trânsito e o que pode ser melhorado.
Podemos definir o trânsito como um local e momento de encontro e convívio social, ou seja, um momento onde as pessoas se encontram e circulam diariamente. Porém, o que temos visto é que neste convívio, por muitas vezes, não existe a harmonia esperada o que, gera grande estresse e conflitos entre as pessoas que transitam.
Fatores econômicos, sociais, culturais e ambientais da atualidade contribuem para que ocorra uma fluência no trânsito e, do mesmo modo, causar o efeito contrário transformando este momento num completo caos. O que também acarreta nos pontos negativos é o fato de as pessoas se excluírem do compromisso de cidadão em busca de um trânsito harmônico.
A educação para o trânsito que temos no Brasil resume-se a uma educação para passar nos testes do DETRAN, esquecendo-se do compromisso que todo cidadão deve ter para com a sociedade e as consequências potenciais que as ações feitas no trânsito podem trazer para elas e para outros. É importante incentivar os pais a conversarem com os filhos sobre comportamento no trânsito, pois mesmo as crianças fazem parte deste, hoje como pedestres e, futuramente, como condutor. É necessário facilitar o trabalho de professores e instrutores de trânsito, disponibilizando conhecimentos e produzindo materiais que estimulem o debate dos diversos temas relacionados à segurança no trânsito. Os informativos devem buscar reflexões, trabalhando constantemente com o indivíduo para manter a harmonia esperada no trânsito. Deve também buscar se utilizar de abordagens para estimular todo cidadão participante do trânsito a pensar e decidir por si mesmo. O maior problema das pessoas é compreender que o trânsito é um espaço social, portanto é um espaço para todos e não pertence a alguém em específico, pertence a todo cidadão igualmente, a partir desse entendimento pode-se desenvolver mais respeito com o outro ao dividir esse local e momento.
...