Desempenho Na Organização
Monografias: Desempenho Na Organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caroglcorrea • 19/5/2014 • 488 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
Quando a empresa foca nos problemas como o único objetivo de fazer a melhoria contate dos processos, deve-se considerar três horizontes: Estratégico, Tático e Operacional, e assim definir metas para o melhor desempenho na organização.
É proposto uma divisão da organização em três níveis gerenciais: Operação, Processo e Organização.
•Operação: sequência de trabalho conduzida por homens e máquinas para agregar valor específico
•Processo: sequência de valores agregados que resulta em produto final
•Organização: estrutura de relacionamentos necessária para que a instituição cumpra suas funções
A meta é uma das três necessidades de desempenho e é foco do gerenciamento em qualquer nível, pois o método existe para que metas sejam cumpridas. As metas, ou problemas, estão sempre nos fins e não nos meios e sempre nas funções dos sistemas, organização, processos e operações. As metas sempre estarão nos seguintes níveis:
•Nível da Organização: relativos a satisfação dos stakeholders
•Nível do Processo: Nas características dos produtos do processo
•Nível da Operação: Nas características do valor agregado na operação.
A correta identificação do problema, colocará recursos financeiros e pessoal capacitado na direção certa.
Quando um problema está diretamente ligado aos indicadores finais: acionistas, clientes, funcionários, diz-se que este trata-se de um problema estratégico. De longo prazo, ligado a sua sobrevivência (ligado aos fins e não aos meios). Neste caso, o problema está diretamente ligado a direção da organização, portanto o Gerenciamento por Diretrizes (GPD) torna-se fundamental para garantir metas individuais, que se interliguem por um relacionamento causa-efeito com as metas estratégias da empresa.
Utilizado corretamente, o GPD em todas as fases do PDCA garante a solução dos grandes problemas. O GPD garante: Todos os problemas da organização serão bem definidos; Todos os problemas serão estratégicos; Todos os funcionários estarão alinhados.
Quando uma meta é alcançada, surge então um POP (Procedimento Operacional Padrão) que resulta em CCQ ( Circulos de Controle de Qualidade), porém convém treinar cada vez mais a equipe gerencial e técnica em recursos de análises e síntese cada vez mais sofisticados.
A atitude do líder com relação a identificação do problema principal, orienta a equipe e estimula a imaginação e criatividade de todos. Quando uma meta é bem estabelecida e direcionada, move a empresa em direção à inovação, porém, quando a meta é muito difícil de ser atingida, necessita de acompanhamento constante e trabalho árduo, de maneira que exista possibilidade de resolução, caso contrário, pode ser motivo de desmotivação da equipe.
Para que uma meta seja estabelecida é necessário, que estas sejam decorrentes do Planejamento estratégico. As metas não necessariamente serão financeiras, mas independente do nivél no qual está inserida, todas devem ser conduzidas em todos os níveis gerenciais, utilizando algumas praticas: Determinação de Lacunas; Prioridades bem estabelecidas;
...