SPED - SISTEMA DE CENÁRIOS DIGITAS PÚBLICOS
Tese: SPED - SISTEMA DE CENÁRIOS DIGITAS PÚBLICOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 123654123 • 9/10/2014 • Tese • 359 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
Passo 4
Para elaboração das demonstrações contábeis, são utilizados livros contábeis para registrar informações mais detalhadas sobre as operações das empresas.
Obrigatóriamente, são utilizados dois livros: o Diário, responsável pelo registro das transações em ordem cronológica de dia, mês e ano, e o Razão, onde são apuradas todas as transações, conta por conta.
Um livro complementa o outro e ambos são utilizados no processo de auditoria das demonstrações contábeis, uma vez que contêm as informações de forma bem detalhada.
Existem dois métodos de escrituração: método das partidas simples, que registra as operações através do controle de um só elemento e método das partidas dobradas, que para cada débito existe pelo menos um crédito.
Em seguida transcrevem-se os lançamentos do livro diário para o livro razão.
Elabora-se o balancete de verificação, com a finalidade de se verificar a igualdade entre débito e crédito. E por fim, são gerados os relatórios contábeis.
Existem três formatos de livros, são eles: manual, que não é mais usado, mecânica, feita em fichas ou folhas soltas e transferidas por decalque para o livro apropriado, também não mais usada e eletrônico (informatizado), que é usado atualmente.
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL, nasceu como ideia entre os anos de 2004 e 2005 no encontro nacional de administradores tributários. E em 2009 ele virou efetivamente trabalho para muitas empresas.
Tem como característica principal, o registro das informações em arquivo magnético, podendo ser gravado em cd, dvd ou transmitir através de e-mail. Consiste em substituição dos livros em papel, por um livro eletrônico.
Sendo assim, traz ganhos a economia, reduzindo custo Brasil.
Existem programas elaborados pela Secretaria da Receita Federal, Secretaria da fazenda dos Estados e Secretaria de Finanças dos Municípios que vão fazer essa análise de forma rápida, identificando inconsistências e problemas de maneira muito mais eficiente, evitando assim sonegação fiscal e evasão fiscal. Também diminui a possibilidade de erros e aumenta a velocidade com que o erro é identificado. E a diferença é que o SPED é bem mais rápido para uma suposta fiscalização.
Fontes: Videos www.yotube.com.br Diário e Razão, Métodos de escrituração, Livro diário, como funciona o SPED. 2009, e www.webed.com.br Diário de notícias-SPED contábil.
...