TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Econômico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento Econômico – Aula Tema - 1

1 - A ____________ gerou uma relação de dominação e dependência entre as ____________ e suas ____________, situação que se reproduz hoje em dia entre países ____________ (antigas metrópoles exploradoras) e países ____________ (colônias que foram exploradas). Portanto, desenvolvimento e subdesenvolvimento são frutos da história, originados pelas relações desiguais entre países e entre classes sociais.

Completam corretamente as lacunas as palavras da alternativa:

Exploração colonial; metrópoles; colônias; desenvolvidos; subdesenvolvidos.

2 - (ENEM, 2000) Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatório do Desenvolvimento Humano, do qual foi extraído o trecho a seguir.

[…] Nos últimos anos da década de 1990, o quinto da população mundial que vive nos países de renda mais elevada tinha 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefônicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexões com a Internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres – que era de 30 para 1, em 1960 – passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.

De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela:

Crescente concentração de renda, recursos e riqueza.

3 - (PUCCAMP-1997 – adaptado) “[...] Somos países potencialmente ricos e temos possibilidades de uma vida digna. Mas o único potencial que nos dão direito de desenvolver é o do subdesenvolvimento." Adolfo P. Esquivel (argentino), Prêmio Nobel da Paz de 1980.

Da leitura do texto é possível concluir que o autor:

Sugere que a situação de subdesenvolvimento tem origens externas, geralmente associadas à dependência econômica e tecnológica.

4 - (Alesp - Agente Técnico Legislativo - FCC - Fundação Carlos Chagas – 2010) Em outubro de 2009 foi divulgado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Dele consta a classificação de 182 países e territórios, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os países são classificados em valores médios entre 0 e 1. O Brasil obteve o índice de 0,813, ficando na 75ª colocação.

O IDH é o instrumento que mede:

Expectativa de vida, acesso à educação e PIB per capita.

(PUC Minas – 1997 – Adaptado) Quanto às questões relativas ao desenvolvimento do capitalismo e do subdesenvolvimento, julgue os itens a seguir:

5 - Antes da internacionalização do capitalismo a partir da Europa, no século XVI, a diferença de poder entre os países não era mensurada pelos termos econômicos de desenvolvidos e subdesenvolvidos.

II. O capitalismo unificou a humanidade, o espaço mundial e criou uma diferença entre áreas centrais ou desenvolvidas e periféricas ou subdesenvolvidas.

III. Subdesenvolvimento é apenas uma situação de atraso econômico, podendo ser mensurado pelo valor da renda per capita.

Estão corretas:

As afirmativas I e II.

6 - (UFMG – 1997 – adaptado) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pela ONU, avalia com mais precisão as condições humanas e sociais de um país.

Assinale a alternativa que apresenta os indicadores utilizados na determinação do IDH:

Renda per capita, escolaridade, taxa de alfabetização entre adultos e expectativa de vida ao nascer.

Aula Tema – 2

1 - O Plano Marshall contribuiu de forma decisiva para

A reconstrução da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial.

2 - FMI e Banco Mundial prometem mais poder de voto a países emergentes

(Deutsche Welle – Out. 2009) Os cinco membros mais fortes do FMI – EUA, Japão, Alemanha, França e Reino Unido – mantêm suas cadeiras e o poder de indicar diretores-executivos. Washington detém 17,67% das cotas do FMI e possui direito de veto a decisões importantes, que requerem 85% dos votos para aprovação.

De acordo com o trecho da reportagem acima,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com