TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico_A4/A5

Monografias: Desenvolvimento Econômico_A4/A5. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Teorista e Teorias de Enfermagem

Florence Nightingale 1820-1910

– Em 1859 apresentou a Teoria Ambientalista demonstrou que em ambiente limpo diminuía a infecção, conceito que hoje se compreende como Infecção Hospitalar.

Hildegard Peplau 1909-1999

– Sua proposta foi apresentada em 1952, com a Teoria Interpessoal, apresenta o processo de Interação Enfermeiro/Cliente, o modo como acontecem que elementos estão contidos nesta relação e como agir diante das situações adversas.

Faye Abdellah 1952...

– Em 1960, Abdellah propôs a Teoria Centrada nos Problemas, usava o método de resolução de problemas para lidar com (21) Problemas de Enfermagem relacionados com necessidades dos pacientes, para sustentação, restauração, prevenção, auto-ajuda, déficit ou excesso de necessidades.

Ernestine Wiedenbach 1900-1996

– Em 1958, sua proposta foi com a prática (Arte), sendo o foco a necessidade do paciente e a enfermagem um Processo Nutridor. Apresenta (4) quatro Elementos de Assistência: Filosofia, Propósito, Prática e Arte.

Virgínia Henderson 1897-1996

– Teoria dos Componentes do Cuidado. A sua proposta foi apresentada em 1955 e defendeu a função da enfermagem que é assistir o individuo doente ou sadio no desempenho de atividades que contribuem para a saúde ou para uma morte tranqüila, ajudando-o para a independência.

Ida Jean Orlando

– 1926... A Teoria do Processo de Enfermagem foi proposta em 1961 na qual o foco foi o cuidado das necessidades dos pacientes que então em distresse propôs a Relação Dinâmica Enfermeiro – Paciente, considera a Percepção, Pensamento e Sentimento por meio de ações deliberadas. Utilizou pela primeira vez o termo Processo de Enfermagem.

Dorothea Orem 1914...

– A Teoria do Auto-Cuidado foi publicada em 1970 sendo que a enfermagem se apresenta como um sistema de ajuda para o Auto Cuidado, quando o paciente não possui condição de realizá-lo, Déficit de Auto-Cuidado é quanto o paciente não possui condições para executar o seu cuidado, Auto-Cuidado é o cuidado executado por pacientes com necessidades especiais e a capacidade do paciente em realizar o seu cuidado relacionando-a a Educação em Saúde, com o propósito de tornar o paciente independente.

Dorothy Johnson 1919-1999

– Em 1959, foi proposta a Teoria do Sistema Comportamental apresenta a enfermagem como Força Reguladora Externa agindo para preservar a organização e integração do comportamento do paciente a um ótimo nível. Quando o Comportamento é uma ameaça à Saúde Social ou Física, ou há doença, o homem é visto como Sistema Comportamental, com (8) oito Subsistemas cada qual tendo estrutura, função, imperativos funcionais, e cada um requerer proteção estimulação e apoio.

Imogenes King 1923...

– Em 1964, também foi apresentada a Teoria do Alcance de Objetivos, King apresenta a enfermagem como um Processo de Interação Enfermeira/Cliente que colabora para o alcance dos Objetivos no Ambiente Natural. Baseou-se na Teoria dos Sistemas, apoiando a idéia de que há um Sistema Social, Interpessoal e Pessoal.

Betty Neuman 1924...

– Em 1974 foi publicada a Teoria dos Sistemas de Neuman acreditava que a enfermagem era uma profissão que ajuda indivíduos a buscarem a melhor resposta aos Estressores que podem ser Internos e Externos. Desenvolveu o Modelo de Sistemas Holísticos, com visão geral dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com