Desenvolvimento - Legislação
Projeto de pesquisa: Desenvolvimento - Legislação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juseleber • 3/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.499 Palavras (6 Páginas) • 134 Visualizações
INTRODUÇÃO
Veremos a seguir neste projeto pedagógico, questões sobre o multiculturalismo e a diversidade cultural, pois se trata de algo que as escolas precisam trabalhar, para que as diversas culturas sejam encorajadas e respeitadas.
Sabemos que não há grupo social em que possa faltar cultura e negando a existência de cultura em determinado grupo é o mesmo que negar a existência do próprio grupo, a escola têm que preparar indivíduos a fim de defender a necessidade de ir além das atitudes de tolerância entre as diferentes culturas.
Em uma atividade extra curricular, houve um comprometimento em relação ao respeito a diversidade e as distintas culturas presentes na escola.
Então este projeto é uma das maneiras de trabalhar essa questão, sendo assim buscamos ajuda as legislações que ampara o respeito ás diversidades culturais e elaboramos um projeto para ser trabalhado entre família, escola e aluno.
Desenvolvimento - Legislação
Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) O currículo fundamental e médio devem ter uma base comum e diversificada, exigidas pelas características regionais e locais da sociedade, cultura e economia.
Deve conter obrigatoriamente a Língua Portuguesa, a Matemática, e o ensino da Arte para desenvolver o conhecimento cultural do aluno.
Nas redes de ensino público e privado, será obrigatória o ensino da cultura e a história afro-brasileira e indígena no ensino médio e fundamental.
Será incluído no conteúdo programático a história da África e dos africanos, na luta dos negros e dos indígenas no Brasil, com suas histórias e culturas nas contribuições sociais, econômicas e políticas. Também contendo uma parte âmbito do currículo escolar na áreas de educação artística, literatura e histórias brasileiras.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) A pluralidade cultural é muito presente em nosso dia a dia na escola, por isso os alunos convivem com a diversidade e pode aprender com ela. Os educadores tem o objetivo de desenvolver capacidade de conhecer a diversidade etnocultural, cultivar o respeito, superação de preconceitos e da discriminação e formas de cumprir o princípio da igualdade.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Existem vários grupos étnicos – raciais que se caracterizam por suas culturas, mas sabemos que hoje a sociedade é marcada por desigualdades e discriminações, principalmente contra negros e indígenas. De acordo com o censo 2010, o número de negros, pardos ou indígenas, em relação aos brancos no país é praticamente igual, muitas pessoas alegam que o racismo não existe mais, por ingenuidade ou simplesmente para ocultar o tão famoso preconceito. Sendo assim esse documento visa a inclusão, o respeito a diversidade cultural, favorecendo assim a comunicação e aprendizagem entre as culturas, facilitando o diálogo, á vivencia entre os grupos sociais e culturais diferentes e como entendemos que educação é um processo de ensinar e aprender, e que a escola é um local em que se ensina e aprende, ou seja, agente de transformação social, ambos são de extrema importância a diversidade cultural, pois deve existir uma parceria na educação do indivíduo entre Família, Estado e Escola.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. O professor deve passar para seus alunos atividades respeitando as limitações de cada pessoa, promover o convívio com a diversidade, o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.; O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética; A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
Atividade Observada
Título: Comemoração Família na Escola.
Disponível em: http://www.ursinhodanenem.com.br/2012/05/festa-da-familia-maio-de-2012.html
Acesso em: 25 de Março de 2014.
A escola foi bem decorada com o tema proposto, elaboraram um método que envolve pais e filhos em um mesmo trabalho escolar, todos unidos interagindo criando um vínculo bastante importante para a criança.
A escola busca valorizar a família trabalhando diferentes aspectos, ensinando ao outro que somos todos iguais independentemente de cor, raça, religião e cultura, mostra as crianças com pessoas mais velhas sendo avôs, avós, tios e tias.
Podemos observar que o evento foi realizado no mês de Maio, mês em que é comemorado o Dia das Mães, em nosso mundo contemporâneo as famílias não seguem somente um padrão de “família”, por isso foi feito um trabalho com toda a família e não apresentações direta a Mãe, sendo assim, nenhuma pessoa se sentiu constrangida ou excluída.
Algumas frases como: “Família e Escola a união perfeita” e “A nossa Família é o bem mais precioso que temos”, mostra o respeito pelo outro indivíduo independentemente de quem seja ele.
Análise dos Desenhos
Descreva cinco desenhos que possam ser trabalhados pedagogicamente como orientação a valorização da diversidade e o multiculturalismo.
Desenho visualizado. Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.
Um globo terrestre com várias mãos uma por cima da outra de diferentes cores.
1 Não podemos ignorar as diferenças de raça, religião, etnia e crenças e tratar apenas de um determinado indivíduo de acordo com sua cor, ou religião, devemos respeitar, toda cultura é constituída em determinado contexto religioso,
...