Desenvolvimento Organizacional
Casos: Desenvolvimento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leorena • 6/6/2014 • 2.074 Palavras (9 Páginas) • 299 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
1.1 RECRUTAMENTO EXTERNO E INTERNO 3
1.2 REMUNERAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE BENEFÍCIOS 6
1.2.1.1.1 Admissão para o cargo 7
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS 10
5 APÊNDICES 10
2 INTRODUÇÃO
Pesquisadores têm demandado esforços para demonstrar uma ligação entre as práticas
de Gestão de Pessoas e a Performance Organizacional, ou mais especificamente entre práticas de trabalho de alta performance e Performance Organizacional.
Pesquisas indicam que empresas que utilizam HPWS melhoram sua Performance Organizacional. Por exemplo, Arthur (1994) estudando a indústria de aço nos EUA constatou que práticas e volume de negócios interagem agindo sobre a produtividade e sobre a retenção de funcionários. Huselid (1995) pesquisou 1.000 empresas americanas e constatou que organizações que implementam um conjunto de práticas de GP de alta performance (HPWS) tendem a possuir um resultado superior àquelas que usam práticas isoladas, ou que não as usam, além de reduzir a rotatividade, aumentar a produtividade e melhorar a Performance financeira
Nesse trabalho sera ressaltado formas, explicações e conceitos sobre o tema abordado. Os grandes temas que explicam o sucesso de uma organização, como visão,estratégia, gestão e cultura, dependem do desenvolvimento das lideranças, e do desenvolvimento, motivação e retenção dos colaboradores. Tudo isso pressupõe praticas relacionadas a gestão de pessoas e ao comportamento humano e organizacional.
DESENVOLVIMENTO
2.1 RECRUTAMENTO EXTERNO E INTERNO
Descrição e análise de cargo:
A análise e descrição de cargo são imprescindíveis para a área de Gestão de Pessoas, pois contribuem para o bom desenvolvimento do processo de recrutar e selecionar pessoal, dando apoio para uma possível administração de salários, facilitando assim, o entendimento de cada cargo que compõe a estrutura organizacional.
É de suma importância que a organização que pretende atingir a excelência estabeleça estratégias de gestão de Recursos Humanos para favorecer um clima de trabalho agradável ao alto desempenho empresarial, a principal relação entre o capital e o trabalho, no cenário das organizações, a mais produtiva e menos conflituosa possível.
Em uma empresa que tem a necessidade da formação de um novo lider sera utilizado para seleçao, esses requisitos, o recrutamento com a descriçao do cargo.
O Recrutamento interno é um processo de aproveitamento do capital humano interno e serve também como fonte de retenção e motivação dos profissionais dentro da empresa.
O processo de recrutamento interno geralmente contempla as seguintes etapas:
-Divulgação da vaga por meio de murais, intranet e/ou outros meios utilizados pela empresa;
-Inscrição dos candidatos interessados e entrega de formulários de preenchimento;
-Prova técnica e/ou estudo de casos;
-Dinâmica de grupo (se houver muitos participantes);
-Entrevista com RH e, por final, com gestor da área requisitante;
-Feedback do processo para os candidatos.
Recrutamento Externo
Esse tipo de recrutamento só é feito quando se esgotam os recursos humanos internos da Empresa. É o preenchimento de uma vaga através da contratação de uma pessoa de fora da empresa.
Vantagens do recrutamento externo:
-Maior leque de escolha.
-Maior facilidade de aprendizagem.
-Possibilidade de seleção mais exigente.
-Experiências novas para a organização - Renova e enriquece os recursos da organização (oxigena a organização), agrega capacidades ainda inexistentes na equipe.
-Mão de Obra sazonal, ou seja terceirização para trabalhos temporários.
Etapas e técnicas de seleção: Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção a escolher devem assegurar a predição do bom desempenho futuro do colaborador no cargo. Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato.
Entrevista de Seleção:
A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função, e mais conhecida universalmente.
A entrevista é um procedimento predito do rendimento do candidato na função tendo por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente, tratando-se assim de um processo de comunicação entre duas ( ou mais ) pessoas. A sua duração é habitualmente de 1 hora exceto nos casos em que a função é de menor complexidade.
Objetivos da entrevista: a entrevista de seleção tem um duplo objetivo. Por um lado, visa dar informação ao candidato acerca do cargo, como por exemplo possibilidade de carreira ou promoções.
Vantagens e Desvantagens da entrevista:
A entrevista de seleção apresenta como vantagens determinar os requisitos de comunicação e competências sociais dos entrevistados, obter informação adicionais úteis para a tomada de decisão, avaliar a fluência verbal e os conhecimentos dos entrevistados.
Como desvantagens apontadas nomeamos a subjetividade das avaliações, imprecisão e carência de base científica.
Fases da Entrevista: De acordo com chiavenato, a entrevista de seleção ocorre em cinco fazes.
A primeira etapa consiste na preparação
...