Desenvolvimento Organizacional
Exames: Desenvolvimento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaandrade14 • 3/10/2014 • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 357 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho de Desenvolvimento Organizacional, tem como referência o livro Introdução à Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato. Criado em 1962, por cientistas e pesquisadores o Desenvolvimento Organizacional são as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo esta teoria, as organizações devem voltar-se mais para as pessoas do que para as técnicas e recursos, para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional. E com isso unificar homem e ambiente de trabalho a fim de tornar parte um do outro, para que consigam agregar valores e desempenharem um trabalho mais dinâmico e participativo.
TEORIA DO DESENVOVILMENTO ORGANIZACIONAL
É uma teoria aberta, democrática e participativa, voltada mais para a administração de pessoas do que recursos e técnicas. Surgiu a partir de 1962 como um conjunto de ideias a respeito do homem, da organização e do ambiente, para facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações.
FATORES DE SUA ORIGEM:
• A dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativas;
• Os estudos sobre a motivação humana demonstraram a necessidade de uma abordagem da administração que pudesse interpretar a nova concepção do homem e da organização baseada na dinâmica motivacional;
• Primeiras pesquisas de laboratório sobre o comportamento de grupo;
• Exposição de pesquisas com resultados com o treinamento da sensitividade e as possibilidades de sua aplicação dentro da organização;
• As mudanças no mundo: transformações rápidas e inesperadas do ambiente organizacional, aumento do tamanho das organizações, complexidade da tecnologia, mudanças no comportamento administrativo devido a um novo conceito de homem baseado no conhecimento de suas complexas necessidades, novo conceito do poder, baseado na colaboração e na razão, novo conceito de valores organizacionais;
• A fusão de duas tendências no estudo das organizações, o estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano nas organizações.
Ao estudos sobre conflitos interpessoais, pequenos grupos, o Desenvolvimento Organizacional surgiu como uma especialidade da Psicologia e uma continuação do Behavorismo. Os modelos de DO se baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.
UM NOVO CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
Para os autores do D.O, o conceito de organização é típico behavorista: “a organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.” A tarefa básica do D.O é transformar as organizações mecanísticas (sistemas fechados típicos do conceito tradicional) em organizações orgânicas (sistemas abertos e flexíveis).
Sistemas mecânicos Sistemas Orgânicos
Ênfase individual;
Relacionamento de autoridade-obediência;
Divisão do trabalho e supervisão hierárquica. Ênfase em relacionamento entre grupos;
Confiança e crença recíproca;
Participação e responsabilidade grupal.
CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
É o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia-a-dia.
Existem culturas conservadoras (rígidas) e culturas adaptativas (flexíveis).
CLIMA ORGANIZACIONAL
É a atmosfera psicológica característica de cada organização. Mudança da cultura e do clima organizacional: a organização é um sistema humano e complexo, com características típicas de sua cultura e clima organizacional. Para mudar a cultura e o clima organizacional, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja:
a) Adaptabilidade: resolver problemas e reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.
b) Senso de identidade: conhecimento do passado e do presente da organização.
c) Perspectiva exata do meio ambiente.
d) Integração entre os participantes.
CONCEITO DE MUDANÇA
Adaptação, renovação e revitalização significam mudança. O processo de mudança adotado pelo Desenvolvimento Organizacional se baseia no modelo de Lewin, que envolve três fases:
a) Descongelamento do padrão atual de comportamento: as velhas ideias são derretidas para serem substituídas por novas ideias e práticas.
b) Mudança: é a fase em que as novas ideias e práticas são aprendidas de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira.
c) Recongelamento: significa que o que foi aprendido foi integrado à prática atual. Passa a ser a nova maneira que a pessoa conhece e faz o seu trabalho atual.
PROCESSO DE MUDANÇA SEGUNDO LEWIN
Ocorre em um campo dinâmico de forças que atuam em vários sentidos. De um lado, forças positivas que atuam como apoio e suporte à mudança, e do outro lado, forças negativas que atuam como oposição e resistência à mudança.
CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento da organização pode ser feito através de estratégias de mudança:
a) Mudança evolucionária: lenta, suave, não provocam entusiasmo.
b) Mudança revolucionária: rápida, intensa, súbita, causadora de impacto.
c) Desenvolvimento sistemático: os responsáveis pela mudança delineiam modelos do que a organização deveria ser em comparação com o que é, aqueles cujas ações serão afetadas estudam, avaliam e criticam o modelo de mudança para recomendar alterações baseados em sua compreensão.
FASES
...