Desenvolvimento Sustentável
Projeto de pesquisa: Desenvolvimento Sustentável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wsbelota • 16/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.273 Palavras (10 Páginas) • 191 Visualizações
DIMENSÃO SOCIAL QUE CONTEMPLA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL POR MEIO DA REALIZAÇÃO DO POTENCIAL INDIVIDUAL COM ESTÍMULO AO PROTAGONISMO E A PROGRESSIVA DIMINUIÇÃO DAS POLÍTICAS ASSISTENCIAIS.
Introdução
O objetivo deste trabalho é demonstrar o paradoxo da necessidade de relações recíprocas entre o protagonista social e ações assistenciais, enquanto formas de mitigar a pobreza por meio do trabalho coletivo e autogestionário. Diversos autores abordam temas como: Estado, sociedade civil, distribuição de renda, autogestão e desenvolvimento social. A análise das experiências demonstrou os limites das políticas públicas de geração de trabalho e renda que tem como público alvo a superpopulação consolidada.
Bem-estar e qualidade de vida são pressupostos que norteiam as organizações saudáveis, e, para alcançá-los, é necessária a promoção das dimensões da sustentabilidade,
Mas quais dimensões? Neste sentido, a gestão sustentável tem por responsabilidade de administrar todos os recursos sociais, econômicos e ambientais para que o ser humano tenha, na sua forma de reciprocidade, uma condição digna de vida e com a possibilidade de desenvolvimento de suas habilidades intelectivas, laborativas e de autorrealização.
Neste sentido, apresenta-se a visão mais contemporânea da sustentabilidade, fundamentada em suas sete dimensões, conforme Schutel (2010), que são:
1) Dimensão Social que contempla o desenvolvimento social por meio da realização do
potencial individual, com estímulo ao protagonismo e a progressiva diminuição das
políticas assistencialistas;
2) Dimensão Cultural que apresenta a necessidade da formação cultural ontopsicológica,
formando cidadãos protagonistas responsáveis;
3) Dimensão Ecobiologia que avalia a interação e relação entre identidade humana e
ambiental para manutenção da saúde psico-orgânica;
4) Dimensão Político Nacional e Internacional, que traduz o respeito ao projeto humano
universal, manutenção da identidade e transcendência dos estereótipos, cumprimento dos
deveres para garantia dos direitos;
5) DimensãoTerritorial que valoriza a questão psicológica do próprio território, que irá
possibilitar o seu desenvolvimento;
6) Dimensão Econômica que verifica resultados e o crescimento financeiro da organização
para promover o humanismo, e o resultado econômico é entendido como um valor
existencial;
7) Dimensão da Autenticidade do Ser Humano que integra líder, colaboradores, e
organização. A visão da sustentabilidade possui como pré-requisito o método
ontopsicológico, que propicia ao indivíduo a construção da própria identidade.
A problemática da sustentabilidade assume, neste início de século, um papel central na reflexão em torno das dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram para garantir eqüidade e articular as relações entre o global e o local. A área social é atualmente onde se explicitam os maiores desafios de respostas que possibilitem uma articulação dos diferentes interesses em jogo.
A organização democrática do poder local assume cada vez mais um espaço central numa agenda que contemple a necessária articulação não só entre atores, mas entre políticas.
Nessa direção torna-se fundamental criar as condições para inserir crescentemente a problemática ambiental no universo da gestão local, e principalmente em relação à dinâmica das políticas sociais. O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que as ações dos humanos sobre o meio ambiente está causando impactos cada vez mais complexos, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. O conceito de desenvolvimento auto-sustentável surge como uma idéia força integradora para qualificar a necessidade de pensar uma outra forma de desenvolvimento.
Nesse contexto, a participação se torna um meio fundamental de institucionalizar relações mais diretas, flexíveis e transparentes que reconheçam os direitos dos cidadãos; assim como de reforçar laços de solidariedade num contexto de pressão social e polarização política na direção de uma cidadania ativa que disponha dos instrumentos para o questionamento permanente da ordem estabelecida .
Experiências de Poder Local bem-sucedidas, principalmente por parte de administrações municipais, mostram que, havendo vontade política, é possível viabilizar ações governamentais pautadas pela adoção dos princípios de sustentabilidade ambiental conjugada a resultados na esfera do desenvolvimento econômico e social da comunidade. O município possibilita, neste sentido, a articulação de políticas de caráter intersetorial do desenvolvimento social na medida em que se amplia o campo de análise e de atuação que inclui conceitos como qualidade de vida, exercício de direitos e expansão do desenvolvimento de capacidades.
A situação social permanece como importante problema a ser enfrentado pela Sociedade e pelo Setor Público, seja ele em qualquer instância Governamental.
Na América Latina, a luta pela conquista de espaços para aumentar a participação social é, sem dúvida, um dos aspectos mais desafiadores para a análise sobre os alcances da democracia no que se refere às relações entre o nível local de governo e a cidadania.
Na década dos 90, a participação nas suas diversas dimensões vem sendo amparada e institucionalizada dentro dos marcos das democracias representativas. A participação popular se transforma no referencial de ampliação de possibilidades de acesso dos setores populares dentro de uma perspectiva de desenvolvimento da sociedade civil e de fortalecimento dos mecanismos democráticos, mas também para garantir a execução eficiente de programas de compensação social no contexto das políticas de ajuste estrutural e de liberalização da economia e de privatização do patrimônio do Estado. Entretanto, o que se observa é que, em geral, as
...