Desenvolvimento do trabalho social de desigualdade
Projeto de pesquisa: Desenvolvimento do trabalho social de desigualdade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irins • 11/3/2014 • Projeto de pesquisa • 5.153 Palavras (21 Páginas) • 382 Visualizações
Faculdade Anhanguera
EAD – Unidade Belo Horizonte
Curso: Administração
ATPS
CIÊNCIAS SOCIAIS
Profa. Ma. Mariciane Moraes Nunes
Prof.Tutor Presencial: Eduardo Dias Soares
Prof. Tutor EAD: Eduardo Dias Soares
Belo Horizonte – MG
Novembro/ 2013
Gilvan Ferreira RA:6503278774
Edson Clesio de Paula RA:6582334486
Elcimar Leandro de matos RA:7533605997
Kátia Carolina pereira Nunes RA:7707620750
Djenane torres Tenório de lima RA:1299666291
José Alberto Gomes e Silva RA:6784392163
ATPS
ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentando à Disciplina de Ciências Sociais do curso EAD – Administração Unidade Belo Horizonte da Faculdade Anhanguera.
Belo Horizonte – MG
Novembro/ 2013
SUMÁRIO
1. – Introdução.................................................................................................................pág.4
2. – Desenvolvimento do trabalho (Etapa 1 ATPS)...................................pág.5,6,7,8,9,10,11
3. – Desenvolvimento do trabalho (Etapa 2 ATPS).........................pág.11,12,13,14,15,16,17
4. – Desenvolvimento do trabalho desigualdade social (Etapa 3 ATPS).............pág.17,18,19
5. – Sociologia e o meio ambiente (Etapa 4 ATPS)..................................................pág.19,20
6. – Conclusão................................................................................................................pág.21
7. – Referências Bibliográficas......................................................................................pág.22
1 - INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste estudo e demonstrar, definir e explicar as contribuições da sociologia para humanidade.
Podemos definir sociologia como uma ciência que estuda a sociedade humana e a interação entre seus indivíduos, este estudo visa como são criadas, mantidas e desenvolvida as organizações e estruturas, estudando também os efeitos sobre o comportamento do individuo e da sociedade e as transformações criadas pelo meio.
A sociologia visa investigar por que as pessoas escolhem seus pares, grupos, ate mesmo relações de poder e desigualdade social.
Portanto ela faz da relação humana seu principal campo de estudo tentando compreender melhor as influencia da sociedade sobre o individuo e suas relações.
2-DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
ETAPA 1.
Essa obra reflete o conhecimento que rege a vida no dia dia,para tentar explicar esse conheci mento é utilizado a analise fenomenológica.Que se trata da realidade vivida entre um individuo e outro que é o exemplo de interação social,essa é a única forma de conseguir reproduzir o momento de interação entre indivíduos.
Para essa interação e necessário a linguagem de sinais onde a fala e o principal meio de comunicação e sua compreensão e de suma importância para compreensão da mensagem.
Segundo esse autores tudo criado pelo homem esta sujeito a se tornar habito pois esse serve de direcionamento e especialização da atividade humana
Passo 2 - Definir os conceitos Cultura Individuo e Sociedade. Nesta etapa pode-se ate fazer um quadro conf. Abaixo ( folha separada)
Cultura Individuo Sociedade
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São idéias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
• Tendo como objetivo satisfazer as necessidades humanas;
• Limitar normativamente essas necessidades;
• Implica em alguma forma de violação da condição natural do homem.
indivíduo: Pessoa livre, autônoma, consciente do seu “status” e do seu “papel”, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, cônscia dos seus direitos e também de seus deveres.
Sociedade é pode ser definido como coletivo de cidadãos de uma nação, governados por instituições que buscam o bem-estar dessa coletividade. Todavia, a sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas. Há também alguns pensadores cujo debate insiste em reforçar a oposição entre indivíduo e sociedade, reduzindo, com freqüência, ao conflito entre o genético e o social ou cultural.
Passo 3 - Problematizar a realidade da vida cotidiana e sua existência nos diversos segmentos sociais. Descrever como os indivíduos estão
...