Desenvolvimento organizacional
Tese: Desenvolvimento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: funoi • 9/11/2013 • Tese • 1.787 Palavras (8 Páginas) • 723 Visualizações
-
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
ALEKSANDR GILSON SCUDELER RA: 1061105847
BRUNA GRAZIELI WATARI SOICA RA: 1001767026
FELIPE DE OLIVEIRA ROSA RA: 1001767030
LEANDRO AUGUSTO REIS CAVALCANTE ROQUE RA: 1061121097
RODRIGO URBANSK RA: 1030921813
ROBSON MIRANDA ROCHA RA: 1041980465
2º SEMESTRE – ADMINISTRAÇÃO – TURMA A
ÊNFASE EM PESSOAS
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
SOROCABA 2010
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
ALEKSANDR GILSON SCUDELER RA: 1061105847
BRUNA GRAZIELI WATARI SOICA RA: 1001767026
FELIPE DE OLIVEIRA ROSA RA: 1001767030
LEANDRO AUGUSTO REIS CAVALCANTE ROQUE RA: 1061121097
RODRIGO URBANSK RA: 1030921813
ROBSON MIRANDA ROCHA RA: 1041980465
2º SEMESTRE – ADMINISTRAÇÃO – TURMA A
ÊNFASE EM PESSOAS
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado ao componente curricular Teoria Geral da Administração do curso de Administração para obtenção de menção parcial, orientado pela professora Rosana de Oliveira.
SOROCABA 2010
Sumário:
Introdução 4
1. Ênfase em pessoas 5
2. Teoria do desenvolvimento organizacional (DO) 5
2.1 Diferenças entre sistemas mecânicos e sistemas orgânico 6
2.2 Conceito de cultura organizacional e clima organizacional 7
2.3 Processo de mudança 9
2.4 Conceitos de Desenvolvimento 11
2.5 Fases da Organização 12
Conclusão: 13
Introdução
As primeiras teorias da administração tinham como padrão o conceito do homo econômico, se imaginava que as pessoas eram motivadas somente por ganhos de dinheiro e bens matérias e não se importavam com os aspectos sociais. Essa imagem começou a ser redefinido por volta de 1927 onde o estudioso Elton Mayo percebeu como a qualidade do local de trabalho e dos equipamentos poderiam influenciar positivamente ou negativamente no desempenho das equipes. Outros fatores como segurança, reconhecimento da empresa, convivência com os companheiros de serviço também serviam como determinantes na qualidade dos processos. A partir desses estudos começou a utilização de teorias administrativas com ênfase em pessoas.
A teoria do desenvolvimento organizacional auxilia na renovação e alteração das metodologias empregadas e na expansão das empresas, sempre trabalhando o homem e seus aspectos pessoais e motivacionais.
Procuramos demonstrar o aprendizado obtido nas aulas de teoria de administração através da analise do programa de ensino, pesquisas feitas em todo conteúdo das aulas e debates entre os alunos do grupo e trabalhos realizados por estudiosos sobre o assunto.
1. Ênfase em pessoas
Os administradores começaram a perceber a necessidade de se humanizar e tornar democrático os processos administrativos deixando de lado os conceitos da teoria clássica e assim acompanhando os novos padrões da sociedade.
As gratificações que antes eram baseadas somente em prêmios salariais, passam a ser concedidas também em incentivos sociais e remunerações simbólicas (cargos maiores dentro da empresa, etc.).
Há três teorias que tem como foco a ênfase em pessoas: teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria do desenvolvimento organizacional. Essas teorias têm como objetivo trabalhar a parte social das organizações a maneira com que se conduzem os funcionários levando sempre em consideração o emocional, suas necessidades fisiológicas, seu ego, outros fatores que influenciam diretamente no desempenho de cada individuo dentro da empresa.
2. Teoria do desenvolvimento organizacional (DO)
O desenvolvimento organizacional é uma teoria que tem como objetivo conduzir as mudanças organizacionais de maneira planejada. Ao longo dos tempos percebeu-se a necessidade de trabalhar o lado emocional nas empresas, e já se entendia que só o treinamento seja ele do individuo ou em grupo não causava as mudanças organizacionais. Havia também grandes alterações no espaço organizacional e nas tecnologias utilizadas para o trabalho.
2.1 Diferenças entre sistemas mecânicos e sistemas orgânico
Em DO se assume uma posição contraria aos conceitos tradicionais de organizações passando a trabalhar os sistemas orgânicos ( sistemas abertos e flexíveis) deixando de trabalhar os sistemas mecânicos ( sistema fechado).
DIFERENÇAS ENTRE SISTEMAS MECÂNICOS E SISTEMAS ORGÂNICOS
Sistemas Mecânicos Sistemas Orgânicos
- Ênfase exclusivamente individual e nos cargos da organização.
- Relacionamento do tipo autoridade – obediência.
- Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida.
- Rígidas divisões do trabalho e supervisão hierárquica.
- Tomada de decisões centralizada.
- Controle rigidamente centralizado.
- Solução de conflitos por meio de repressão, arbitragem e/ou hostilidade. - Ênfase nos relacionamentos entre
...