Desigualdade social
Por: diego_dp.rh • 16/6/2015 • Dissertação • 1.364 Palavras (6 Páginas) • 323 Visualizações
A DESIGUALDADE SOCIAL MUNDIAL
No decorrer do texto, iremos retratar sobre a desigualdade social tanto no Brasil, quanto no mundo, outro tópico importante é a revolta da população que sempre busca um meio de se manifestar contra o governo ou qualquer consequência de uma atitude do governo causa na população.
Na desigualdade social iremos retratar o seu surgimento, e qual são os principais tipos de desigualdades sociais, e como a população encontra meios de protestar contra os preconceitos que há na sociedade, e também mostrar o que tem por trás de um estádio de futebol em época do mundo quando poucos se privilegiam.
O termo Desigualdade pode ser definido como falta de igualdade, diferença, irregularidade, desproporção, falta de semelhança, diferença entre um pobre e um rico. A Diferença Social é o fenômeno que diferencia os indivíduos de uma sociedade, ocorre quando, algumas pessoas detêm mais capital, poder e influência que outras. Constitui-se, em uma condição social que permite a determinadas pessoas ter maior visibilidade e qualidade de vida que outras.
A desigualdade social pode ser legitimada ou não, isto é, pode ser aceita como uma condição natural dentro da sociedade por diversos fatores (religiosos, culturais, políticos etc). Estudos afirmam que a desigualdade social surgiu com o capitalismo, ou seja, com o sistema econômico. É um problema que atinge todos os lugares, principalmente países ainda em desenvolvimento, fazendo parte do cotidiano de diferentes continentes, países, regiões, estados e cidades. Entretanto, há lugares em que os problemas são mais evidentes como, nos países africanos, que estão entre as nações que mais sofrem com a desigualdade no mundo.
Entre as causas da desigualdade social podemos destacar a má administração dos recursos, lógica do mercado capitalista, falta de investimentos nas áreas culturais, social, educação e principalmente na saúde. As consequências da desigualdade social Brasil são observadas na favelização, pobreza, miséria, desemprego, desnutrição, marginalização/criminalidade, violência, desigualdade racial, guerras, educação precária, falta de acesso a serviços públicos de qualidade, diferenciação de tratamento entre ricos e pobres, entre outros.
Existem outros tipos de desigualdades que acarretam em problemas semelhantes aos citados acima, entre elas, pode-se citar a: Desigualdade Econômica, problema que afeta a maioria dos países, principalmente os menos desenvolvidos; Desigualdade Racial, que é o preconceito entre raças como negro, branco, amarelo e pardo; Desigualdade Regional, a qual se discute a desigualdade entre regiões, estados e cidades; Desigualdade de Gênero, relacionada com a opção sexual das pessoas.
C) Em 2014, em média 6000 pessoas se juntaram e foram aos shoppings fazer um meio de manifestação, que ficou conhecida como “Rolezinho”, já é visto como celebração e medo que se misturam com a desordem e estagnação. O “Rolezinho” tinha como objetivo, tumultuar, pegar geral, se divertir sem roubos, assim era definido pelo seus participantes. Uma pena é que nem todos pensam de tal forma e menos ainda fazem assim, desse “Rolezinho” um tempo para diversão com amigos e infelizmente acabam transformando o que era para ser um meio de manifestação, em um filme de terror.
Quando um evento como esses acontece, a política e policiais já se prontificam, pois esperam o pior para o acontecimento, isso porque já há certo preconceito de ambas as partes por se tratar de pessoas jovens da periferia, ou seja, ao ver das autarquias, pessoas dessa classe só fazem bagunça, (zona) e etc. Sendo assim esse preconceito acaba somando por si só com algum outro escândalo formado por alguma discussão inocente no momento do evento, fazendo com que a mídia não perca a chance de aumentar um pouquinho os fatos e transformar algo tão pequeno em uma quase 3ª guerra mundial, algo que em outras classes sintam pena e medo ao mesmo tempo, daqueles jovens ali presentes.
Isso se resume em desigualdade social, provocada por fatos que aumentados na maioria das vezes pela mídia e seus telespectadores.
A desigualdade esta em vários lugares relata a questão da periferia, quando diz que uma das causas da desigualdade social é a pobreza, miséria e favelização, diferentes classes sociais, ou seja, há uma diferença entre as classes. A Desigualdade social não se retrata somente entre classe alta e baixa, mas também entre o governo que não investe nas áreas sociais, culturais, saúde e educação, que ao invés de aplicar o dinheiro na população eles roubam do “bolso do povo”. Desigualdade também esta na falta de oportunidade de trabalho e o preconceito que muitas vezes são causadas por diferentes classes.
D) Com a desigualdade social, fica bem mais clara como é um país com baixas taxas de IDH(Índice de Desenvolvimento Humano), que mede a qualidade de vida pela media discrepante do país, uns dos melhores meios de comprovar a desigualdade é em uma data comemorativa de copa do mundo, onde as taxa de IDH são impressionantes como a taxa de analfabetos que na maioria dos países europeus apresenta aproximadamente 52% e no Brasil apenas 10%. O fato é que enquanto o país é representado por pequenos grupos de pessoas, há uma realidade totalmente diferente do lado de fora do estádio da copa que onde costumam ir pessoas mais nobres.
...