Determinacao De Gases Relatorio
Ensaios: Determinacao De Gases Relatorio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: BiaSilvaFreitas • 17/3/2015 • 1.375 Palavras (6 Páginas) • 424 Visualizações
Resumo
O estado da matéria informa como as substâncias são apresentadas em diferentes formas no espaço. Essas formas podem ser divididas em sólido, líquido e gasoso. No presente relatório estará se estudando o estado gasoso. O mesmo é classificado em duas formas, os Gases Ideais (ou perfeitos) que tem como principal característica as trajetórias dos átomos que são pouco perturbados pelas interações intermoleculares, e os Gases Reais que apresentam um desvio em relação aos gases ideal, pois neles ocorrem interações intermoleculares (ATKINS, 2010), que podem ser forças de repulsão ou forças atrativas. Em ambos os casos utilizam a constante universal dos gases, que é considerada como constante de proporcionalidade. O presente estudo tem por finalidade determinar a constante universal dos gases (R), através de dados obtidos em experimento prático aplicados a fórmula do gás ideal e da equação de van der Waals. Ao iniciar-se o procedimento experimental foi verificado se o sistema estava devidamente vedado, após prendeu-se a fita de magnésio de massa 0,205g na rolha do tudo de ensaio, objetivando que a mesma vertesse na solução de ácido clorídrico. Antes de iniciar a reação o volume inicial foi anotado e após seu término o volume final também fora aferido para se realizar os cálculos necessários para se encontrar a constante universal do gás. O valor de R obtido através da equação de Clapeyron foi de 8,012 x 10-2 atm L mol-1 k-1 e o R por Van der Waals foi de 8,010 x 10-2 atm L mol-1 k-1. A partir desses cálculos apurou-se um erro de 2,386%, podendo concluir que o resultado foi satisfatório levando em conta que o erro foi pequeno.
Índice
Introdução.....................................................................................................................4
Materiais ......................................................................................................................6
Reagentes ...................................................................................................................6
Procedimento Experimental ........................................................................................7
Resultados e Discussão...............................................................................................7
Conclusão...................................................................................................................11
Referências................................................................................................................12
Introdução
Um importante conteúdo no estudo da química é o estado da matéria, que informa como as substancias são apresentadas em diferentes formas no espaço. Essas formas podem ser divididas em sólido, líquido e gasoso.
Dentre as formas supracitadas há uma simples e importante de estudar que são os gases. Esses têm como funções representarem diversos elementos na química, fornecer fontes de produtos químicos indispensáveis para a vida e são estruturas simples quando visto em nível molecular, sendo assim, são bem compreendidos e simples de estudar (KOTZ et al., 2012). Também são caracterizados por dispor de longas distâncias entre suas moléculas, por apresentar a forma do recipiente em que se encontram e por conseguir movimentar em qualquer direção.
Os gases são apresentados de forma quantitativa através de suas propriedades. Segundo Klotz et al. (2012) "para descrever gases, os químicos aprenderam que somente quatro quantidades são necessárias: a pressão do gás (P), seu volume (V) e temperatura (T, Kelvins) do gás e sua quantidade do gás (n, mol)."
O estado gasoso é classificado em duas formas, os Gases Ideais (ou perfeito) e os gases Reais.
Gases Ideais (ou perfeitos) tem como principal característica as trajetórias dos átomos que são pouco perturbados pelas interações intermoleculares.
Os Gases Reais exibem desvio em relação aos gases ideais, pois neles ocorrem interações intermoleculares (ATKINS, 2010), que podem ser forças de repulsão (que contribui para a expansão do gás) ou forças atrativas (colabora para o gás comprimir).
Em ambos os casos utilizam a constante universal dos gases, que é considerada como constante de proporcionalidade. Tem como função "inter-relacionar as propriedades de qualquer gás" (KOTZ et al., 2012).
O presente estudo tem por finalidade determinar a constante universal dos gases (R), através de dados obtidos em experimento prático aplicados a fórmula do gás ideal e da equação de van der Waals.
A figura 1.0 representa o sistema montado em laboratório para a prática referenciada.
(FIG 1.0)
Figura 1.0. Montagem para medidas de volume de hidrogênio gerado na reação da fita de magnésio com ácido clorídrico. Fonte:laboratório de Quimica Orgânica, Newton Paiva, 2015.
Materiais
Balança analítica,
Bureta de gás de 100 mL;
Funil;
Garras;
Mangueira;
Pinça;
Rolha perfurada com tubo;
Suporte de bureta;
Suporte universal;
Termômetro;
Tubo de ensaio;
Fita de teflon.
A figura 1.1 representa a balança analítica utilizada durante o processo.
(FIG 1.1)
Figura 1.1. Balança analítica, MODELO AX200. Fonte:laboratório de Quimica Orgânica, Newton Paiva, 2015.
Reagentes
Fita de magnésio.
Solução de HCl 1:1 (6 mol/L);
...