TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Da Absortividade Da Fenolftaleína E Verde De Bromo Cresol

Artigo: Determinação Da Absortividade Da Fenolftaleína E Verde De Bromo Cresol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 2

Como vimos em outros relatórios a espectrofotometria é o método que consiste determinação da absortividade das espécies molares. Esse método é composto por um espectrofotômetro, aparelho utilizado para tal determinação, a partir deste é possível comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma determinada solução contendo uma quantidade desconhecida do soluto e uma quantidade conhecida da mesma substância.

Quando a luz atravessa a substância, uma parte da substância é absorvida e medida pelo aparelho em questão. A coloração de cada substância deve-se ao fato destas sofrerem absorção de determinados comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre as mesmas, fazendo com que vejamos somente aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.

Neste experimento com o auxílio de um espectrofotômetro, determinou-se a absortividade dos indicadores fenolftaleína e verde de bromo cresol.

INDICADOR VERDE DE BROMO CRESOL

O tetrabromometacresolsulfonoftaleína, designado indicador verde de bromo cresol, é um ácido orgânico fraco de fórmula molecular C21H14Br14O5S e massa molecular igual à 698,01386 g/mol.

Este indicador é fracamente solúvel em água, porém altamente solúvel em álcool e hidróxidos alcalinos.

A mudança de coloração deste indicador deve-se devido a contração do íon hidrogênio na solução, caso a solução seja predominantemente ácido este apresentará coloração amarelo, caso contrário, se a solução apresentar-se alcalina este, por sua vez, obterá coloração azul.

INDICADOR FENOLFTALEÍNA

A fenolftaleína é um indicador ácido-base de fórmula C20H14O4. A fenolftaleína é utilizada em titulações. Em meio básico a fenolftaleína contém a coloração rosa e quando o meio é ácido, sua coloração se mantém incolor.

Lopes, A. (UTFPR) ; David, D. (UTFPR) ; Boffo, E.V. (UTFPR) ; Maestre, K.L. (UTFPR) ; Almeida, P.B. (UTFPR) ; Martin, C.A. (UTFPR) ; Tonel, J.J. (UNIOESTE). Efeito do pH sobre a quantificação do verde de bromo cresol por espectrofotometria UV-VIS. Disponível em: <http://www.abq.org.br>. Acesso em: 23h12min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com