Determinação Do Teor De Álcool Na Gasolina
Trabalho Escolar: Determinação Do Teor De Álcool Na Gasolina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anina • 5/11/2014 • 258 Palavras (2 Páginas) • 601 Visualizações
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono. É formada por uma mistura de mais de 200 tipos de hidrocarbonetos e outros componentes em menores quantidades. Portanto a gasolina não tem uma fórmula definida, ela varia de acordo com o petróleo e o processo de refino.
No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
PROCEDIMENTOS
Introduzimos 50ml de Gasolina comum em uma proveta de 100ml com uma tampa, completamos o volume dessa proveta até os 100ml com uma solução saturada de água e sal. Fechamos a proveta (com a palma da mão) e misturamos os líquidos virando a proveta de cabeça para baixo de três a quatro vezes, Deixamos em repouso para os dois líquidos se separarem. Com isso fizemos leituras dos líquidos de modo a calcular a quantidade de álcool na mistura. E a partir do volume de água + álcool constatou-se o volume de álcool e a porcentagem.
...