SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS:DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Casos: SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS:DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adelipe • 2/4/2014 • 862 Palavras (4 Páginas) • 1.123 Visualizações
Relatório Técnico com o intuito de determinar o teor de àlcool na gasolin, conforme dados coletados em laboratório
BRASÍLIA, 2014
INTRODUÇÃO
De acordo com a Lei 8.723/93, a gasolina deve receber entre 17% e 26% de etanol anidro combustível. Em 2013, uma Resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) fixou em 25% o percentual de mistura de etanol nas gasolinas, a partir de 1º de maio daquele ano.
Em outubro de 2011 este percentual foi reduzido para o valor máximo de 20% devido à escasses do álcool etílico por problemas na safra daquele ano causando um aumento no preço.
A adição de etanol anidro à gasolina tem como principais objetivos elevar a octanagel da gasolina, reduzir a emissão de poluentes e promover as diretrizes políticas energéticas, seguindo tendências mundiais na redução da emissão de poluentes na atmosfera e utilização de combustíveis renovaveis.
ETANOL ANIDRO E ETANOL HIDRATADO
Existe uma diferença entre os dois tipos de etanol encontrado nas bombas de combustíveis atualmente no Brasil. A diferença basicamento se consiste na quantidade de água presente em cada um deles. O etanol hidratado combustível possui em sua composição entre 95,1% e 96% de etanol e o restante de água, enquanto o etanol anidro possui pelo menos 99,6% de graduação alcoólica.
O etanol anidro é misturado à gasolina para baratear o combustível, aumentar sua octanagem e reduzir a emissão de poluentes, enquanto o etanol hidratado é utilizado como combustível.
O etanol hidratado também está presente em cosméticos, produtos de limpeza, antissépticos, vinho, cerveja e outros líquidos, em graduações alcoólicas que variam de produto a produto.
Os dois tipos de álcool seguem o mesmo processo de fabricação até eles serem fermentados. Da fermentação, surge o álcool hidratado, com uma taxa de aproximadamente 95% de etanol. Para se obter o álcool anidro é preciso passar o etanol pelo processo de desidratação, que ocorre com a destilação fracionada, em que se evapora a água após separá-la do álcool.
“Conforme determinado na Resolução ANP nº. 36, o etanol anidro combustível (AEAC), que é adicionado à gasolina, recebe adição de corante laranja enquanto que o etanol hidratado combustível (AEHC) deve apresentar- se ‘límpido e incolor’.”¹
GASOLINA
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos, inflamáveis e voláteis conseguidos depois da destilação do petróleo crú. Ela é obtida a partir do refinamento do petróleo. O processo de refinamento do petróleo obtém diversos combustíveis fósseis como o diesel, óleo combustível, óleo lubrificante e gases.
A gasolina é obtida a partir da nafta de destilação direta com o gasóleo, que após um complexo processo que modifica a estrutura das moléculas, é obtido uma outra nafta e que é misturado à nafta desetilada.
A condição mais característica é a do índice de octano; ele indica a pressão e a temperatura na qual poderá ser submetido um combustível carburado, ou misturado com ar, antes de chegar a se auto detonar ao atingir a temperatura de autoignição.
A gasolina “comum” possui uma coloração que varia de incolor a amarelada, enquanto a gasolina “aditivada” recebe um corante de cor esverdeada para direnciação da gasolina “comum”.
O termo gasolina “aditivada” refere-se ao fato da gasolina ser misturada com aditivos detergentes-dispersantes, sendo que estes tem o intuito de realizar a limpeza do motor, bombas, injetores e válvulas.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1
...