Diagnostico
Por: Snathy • 12/9/2015 • Bibliografia • 633 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
O Projeto Semente da Esperança nasceu em 2001 como alternativa de concretização deste sonho junto a crianças e adolescentes do Bairro Comendador Carlos Santos, do Município de São José do Norte. O mesmo cresceu e expandiu-se para outros bairros da zona urbana, bem como tem atendido pessoas da zona rural. Atualmente atende, além de crianças e adolescentes, jovens e adultos, nos turnos da manhã, tarde e noite, perfazendo um total neste ano de 2010, de quatrocentos participantes.
Inseridos no Projeto, os participantes têm a oportunidade de escolher e inscrever-se em oficinas de computação, internet, reforço escolar, leitura, hora do conto, espanhol, violão, prevenção de incêndios e primeiros socorros, artesanatos: pintura em tecido, conchas e escamas, biscuit, acolchoados, bolsas e sabão ecológico e fuxico as quais são ações que geram renda para quem produz e para o Projeto, e também oficina de futsal.
A oferta dessas oficinas deve-se graças às diferentes parcerias que o Projeto foi conquistando e vem mantendo ao longo destes quase oito anos de trabalho junto à comunidade nortense. Com metodologia participativa, muitos avanços e conquistas já foram celebrados. Um deles foi o patrocínio da Petrobrás para a construção de um espaço próprio para a realização de atividades esportivas e de lazer que foi o Projeto “EXERCITANDO A CIDADANIA NA COMUNIDADE, ATRAVÉS DA PRÁTICA ESPORTIVA, COM SAÚDE E DIGNIDADE”. Neste sentido o projeto ampliou seu atendimento oferecendo oficinas de: capoeira, dança futsal feminino e masculino.
O referido projeto atingiu seus objetivos e por isso propõe-se a renovação do mesmo, chamando-se Projeto “EXERCITANDO A CIDADANIA NA COMUNIDADE, ATRAVÉS DA PRÁTICA ESPORTIVA, COM SAÚDE E DIGNIDADE II”.
Considerando o crescimento, os resultados alcançados, diante dos múltiplos desafios que temos com as questões sociais queremos com este projeto, mais uma vez, estimular juntamente com o apoio do governo, entidades, empresas e pessoas de boa vontade, o fortalecimento da vida, da esperança, da possibilidade do diferente, do potencial de saúde, rumo à cidadania e ao protagonismo, especificamente desta comunidade.
- OBJETIVO GERAL
Oferecer às crianças e adolescentes de quatro a dezessete anos formação para a participação e cidadania e desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária, favorecendo o desenvolvimento de sociabilidades e prevenção de situações de risco social.
4.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oportunizar atividades de apoio pedagógico visando reduzir o índice de repetência e a evasão escolar;
- Proporcionar experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social;
- Resgatar o convívio família, comunidade e escola.
- Oportunizar vivência grupal através de diferentes oficinas buscando resgatar os valores humanos e a cidadania.
- Desenvolver atividades culturais, artesanais, desportivas, de lazer e recreação para favorecer o desenvolvimento da auto-estima, a socialização e a integração na família, na escola e na comunidade.
- Cultivar valores humanos e espirituais que fortaleçam o caráter e eduquem para a vivência de relações de solidariedade, partilha, igualdade e respeito pela vida.
- Promover a inclusão social produtiva e digital, através da potencialização e implementação de oficinas de geração de trabalho e renda para jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social em vista da diminuição da miséria, da melhoria da qualidade de vida e do resgate da dignidade, da auto-estima e da cidadania.
PÚBLICO ALVO
Crianças e adolescentes de quatro e a dezessete (4 a 17) anos matriculados em escola regular, em situação de vulnerabilidade social e ainda jovens e adultos, famílias que desejam participar do Projeto, nas diferentes oficinas e nas ações de inclusão produtiva.
...