Didática: Teoria da instrução e do ensino
Por: DaniellyOhana28 • 23/6/2016 • Resenha • 477 Palavras (2 Páginas) • 2.005 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE IPORÁ
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LINCENCIATURA
DISCIPLINA: DIDÁTICA
DOCENTE: MARILDA DE LIMA OLIVEIRA FERREIRA
DISCENTE: DANIELLY OHANA RIBEIRO ARAÚJO
RESENHA TEXTO II
“Didática: teoria da instrução e do ensino”
IPORÁ- GO
MARÇO/ 2016
Texto 2: LIBÂNEO, José Carlos. Didática: teoria da instrução e do ensino. In: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1990. P 52-81. |
BIOGRAFIA DO AUTOR:
José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, interior do estado de São Paulo, em 1945 e cursou o ensino fundamental e médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP). Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), em 1966. Em 1984 tornou-se “MESTRE” da educação escolar brasileira e “DOUTOR” em educação, posteriormente. Valorizava o uso de um conhecimento que possibilitasse a liberdade intelectual e política para as que as pessoas dessem real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas. Ele acreditava na reforma educacional como objeto de transformação e crescimento e por isso mesmo ficou conhecido como um dos maiores pensadores do nosso país, contribuinte importantíssimo na defesa intransigente da consolidação de uma escola pública de qualidade em nosso País.
RESENHA:
No capítulo 3 – Didática: teoria da instrução e do ensino, o autor vai discorrer por principal sobre a didática como ciência, além de seus fundamentos e vínculos educacionais. Os objetivos principais do texto é expor os objetos de estudos da Didática e também pautar os principais temas que auxiliam o profissional no exercício de sua função.
O texto apresenta as principais ideias sobre a Didática, sendo uma destas, o conceito da mesma, que a define como uma disciplina que estuda um processo de ensino, que não visa somente o ensinar, mas sim, o como ensinar, visto que está dividida entre Didática Geral e Didática Específica. Apresenta também sobre alguns atributos que o professor deve desenvolver. Segundo o texto, a pedagogia busca alguns requisitos e a Didática é classificada por muitos autores como ciência que estuda a relação aluno/professor/conhecimento, as formas de avaliação, planejamento, metodologias de ensino, postura do professor, currículo etc,. Desta forma é preciso que o ciclo de transmissão e assimilação seja fechado, através da preocupação do professor se houve o processo de aprendizagem, entrando aí a capacidade cognoscitiva. O texto ainda, apresenta o desenvolvimento da didática que ocorreu segundo as ideias de alguns autores, tendo por principais: Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart.
Logo, o texto contribui por deveras para entender a função do professor que é dentre várias, pensar através da Didática em meios que permitam a melhor aprendizagem de seus alunos. O texto apresenta-se de forma clara, objetiva, coerente e com ideias concisas. Recomendo para todos acadêmicos de cursos de licenciatura, para que entendam mais sobre os atributos que um profissional docente precisa adquirir para não só promover o ato de ensinar, mas também o de aprender.
...