Diferença entre Educação Física e Desporto
Por: sofiya • 19/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 1.753 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Indicadores do controlo e esforço
[pic 6]
11-12-2015
Índice
Página
Introdução.......................................................................................................3
Indicadores de adaptação física ....................................................................4
Frequência cardíaca mínima..........................................................................5
Frequência cardíaca máxima.........................................................................6
Cálculo das zonas alvo de treino aerobico e limiar anaeróbico......................7
Impacto do reino aerobico na nossa saúde....................................................8
Conclução.......................................................................................................9
Bibliografia......................................................................................................10
Introdução
Este trabalho foi-nos proposto pela disciplina de Educação física e o mesmo vai abordar o tema dos indicadores do controlo do esforço.
Este mesmo tempo vai conter subtemas relacionados com a frequência cardíaca , o calcula das zonas alvo de treinos aeróbios e limiar anaeróbico e ainda o impacto que o treino aeróbio tem na nossa saúde.
Tem como fim entender a importânica do exercício físico na nossa frequência cardíaca e encontar os valores “normais” da mesma.
Indicadores de aptidão física
A Aptidão Física é a capacidade de cada um de nós realizar as tarefas do dia-a-dia. Está relacionada com o desenvolvimento das capacidadeas motoras, principalmente, da resistência , da força e da flexibilidade.
Os indicadores da apridão física são as adaptações do organismo ao esforço. Como resposta à prética do exercício físico , o organismo adapta-se, melhorando as suas principais funções orgânicas e diminuindo , por exemplo as frequências cardíacas e respiratórias. A frequência cardíaca é o número de batimentos do coração por minuto. A frequência respiratória é o número de inspirações ou expriações por minuto.
Para fazer o controlo da frequência cardíaca podemos recorrer as seguintes formas:
No peito- Após o esforço, colocar a palma da mão sobre a zona do coração;
Na artéria carótida- Colocar os dois dedos (indicador e médio) no pescoço e pressionar.
Na artéria radial- Colocar os dois dedos (indicador e médio) no pulso no prolongamento do pulgar.
Para calcular as pulsações por minuto , conta-se o nº de batimentos durante 15s e multiplica-se por 4.
Frequência cardíaca mínima ou de repouso
A Frequência de Repouso pode ser utilizada como um indicador da saúde e da aptidão física. Se esta for alta, pode ser uma indicação de doença ou baixo condicionamento físico. Se ela for baixa, o seu músculo cardíaco é eficiente e bombeia mais sangue em cada batimento. Assim pode ser uma indicação de um bom condicionamento físico e boa frequência cardíaca no repouso e no exercício. Isso faz com que eles tenham mais consciência de sua saúde, a frequência cardíaca de repouso pode ser afetada pela medicação, condições ambientais, estresse, cafeína, nicotina, entre outros fatores.
Uma frequência cardíaca de repouso confiável é aquela medida por 3 manhãs, logo ao acordar e antes de levantar da cama, depois tira-se a média, na posição supinada(de barriga para cima). Há alteração para medição sentado.
Frequência cardíaca máxima
A frequência cardíaca máxima (FCmax) é a maior frequência cardíaca possível de ser atingida em esforço, para uma determinadapessoa . O incremento da carga durante um exercício físico aumenta, de forma proporcional, a frequência cardíaca da pessoa até que esta chegue a um valor máximo, que não pode ser ultrapassado por incrementos na carga e nem por adaptações ao treinamento.Existe um decréscimo substancial com o decorrer da idade.
A FCmax pode ser obtida com um teste de esforço máximo ou estimada por fórmulas de predição
Teste de Esforço Máximo:
Este tipo de teste é frequentemente realizado em ciclo ergômetros de manivela. A escolha do equipamento é realizada conforme as limitações do paciente ou a especificidade do desporto praticado pelo atleta
O teste de esforço máximo é utilizado, a priori, para encontrar outras variáveis fisiológicas, como o consumo máximo de oxigênio (VO2) ou alterações na função cardíaca.
Durante o teste, o indivíduo realiza alguns exercícios enquanto é monitorado por um eletrocardiograma. A intensidade do exercício é constantemente elevada até que alguma função cardíaca alterada seja percebida ou o indivíduo chegue a exaustão. É indicado que este teste seja realizado no início de um programa de atividades físicas. Ele sempre deve ser acompanhado por um médico cardiologista.
...