TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças culturais

Seminário: Diferenças culturais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Diferenças culturais

Multiculturalismo concepção que aborda o reconhecimento das diferenças, uma mistura de culturas que sugere a criação de espaços próprios e específicos para que possam se expressar com liberdade coletivamente.

Em primeira lugar é necessário ressaltar que o multiculturalismo nasceu dos movimentos sociais étnicos entre eles particularmente os negros. No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade devido à sociedade ser uma mistura de raças - negras, brancos, índios – cada um com um costumes diferentes e valores, uma adaptação de culturas. Dessa mistura surge um indivíduo que não é branco nem índio, que também não é negro, mas que é simplesmente brasileiro.

Podemos identificar o multiculturalismo e ver, a desigualdade social, ou seja, não existem direitos iguais para todos,negros, índios, deficientes, homossexuais, pessoas com baixa escolaridade ou que vivem em comunidades carentes, não possuem os mesmos direitos iguais às pessoas de classe média alta, brancos etc.

A teoria diz que integrar determinados grupos excluídos e discriminados socialmente, proporciona o acesso aos bens e instituições a todos de modo a priorizar, uma cultura comum e predominante.

O Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) já é uma realidade em lugares como Canadá e a Austrália. Uma das formas mais cruéis de etnocentrismo é o preconceito que é gerado pela necessidade de ignorar, discriminar situações ou pessoas consideradas diferentes durante a convivência diária. Aquele que se nega a conhecer ou aprender sobre a pluralidade cultural torna-se desatualizado, muitas vezes cruel inclusive entre os que lhe são comuns, alem de contrariar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e princípios constitucionais de vários países.

As doutrinas multiculturalistas reconhecem a vulnerabilidade das chamadas minorias sociais (negros, índios, mulheres, homossexuais, etc.) e buscam incentivar, proteger, respaldar e legalizar movimentos que lutam contra a homogeneização das sociedades através de esclarecimento público sobre excluídos e discriminados, mostrando-os como fator de enriquecimento cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com