Direito
Trabalho Escolar: Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mario2014 • 15/3/2014 • 428 Palavras (2 Páginas) • 479 Visualizações
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO – 2ª AULA 14/03/2014
MUNDO NATURAL E MUNDO CULTURAL
O ser humano desde as origens sempre esteve inserido em dois mundos sobrepostos a natureza e a cultura, uma vez que sobre as bases da natureza a humanidade edificou as mais diversas sociedades.
Na natureza o ser humano existe e como ser pensante dotado de inteligência e muito embora tenha se destacado dos demais outros seres, continua sendo um ser biológico que sofre assim como os demais outros toda a influência advindas da natureza.
A título de exemplo podemos citar o ciclo da vida, a partir do nascimento convida o desempenho de sua funcionalidade biológica como a procriação perpetuidade da espécie, também pela agregação e finalmente fazendo o ciclo da vida a morte (determinismo biológico).
No mundo cultural o ser humano coexiste ao lado de seu semelhante de tal modo que a vida gregária é de sua natureza social.
De fato no ambiente social o ser humano busca compreender os fenômenos próprios da convivência elaborando teorias explicativas para atender as mais diversas demandas como resultado da convivência e desta forma vão surgindo as mais diversas formas de ... tais como a história do direito a economia as religiões a literatura a música e etc.. (ciências culturais).
Devemos observar que no mundo natural temos o ... de realidade ou de fato baseado na ciência natural na qual os fenômenos em sua maioria são passíveis de reprodução como produto da experiência.
Em contra partida podemos dizer que o juízo de valor pertence ao mundo cultural uma vez que ao ser humano é dado a condição de predicar atribuir significados de mérito ou de demérito as coisas e as pessoas.
Finalmente podemos afirmar que o ser humano no mundo cultural se comporta recebe estímulos da própria sociedade que influencia na representação dos papeis sociais (dever ser).
O ESTUDO DO DIREITO E AS CIÊNCIAS AFINS
Não podemos transitar pelo universo jurídico apenas baseados na dogmática jurídica, pois se assim fosse certamente toda produção interpretativa dos operadores do direito conduziria a uma aplicação por demais estreita na solução dos diversos conflitos envolvendo as matérias jurídicas. Sendo assim se faz necessário ao profissional do direito ampliar sua percepção com outros conteúdos pertencentes a outros campos do saber de modo a compreender o fenômeno jurídico numa dimensão mais ampla (visão holística) e por tanto mais rica e consistente.
O DIREITO QUALIFICADO COMO CIÊNCIA (NORMATIVA SOCIAL CULTURAL E HISTÓRICA)
O direito é considerado uma ciência normativa uma vez que é constituído por um conjunto de regras de conduta socialmente obrigatória que de forma geral condiciona o comportamento de todos os membros da sociedade.
...