Direito
Casos: Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maxwmachado • 11/8/2013 • 699 Palavras (3 Páginas) • 851 Visualizações
Caso concreto:
O Presidente da República, amparado pelo artigo 68 da Constituição da República, solicita delegação ao Congresso Nacional para legislar sobre direito civil, matéria não vedada a tal espécie normativa. Após apreciação da solicitação de delegação legislativa feita pelo Presidente da República, o Congresso Nacional editou a resolução competente (delegação externa corporis), na forma do art. 68, § 2.º, da Constituição da República, autorizando que o Presidente da República disciplinasse a matéria, sem, contudo, tratar de questões relativas a relações contratuais entre particulares.
A despeito da reserva feita pela Resolução do Congresso Nacional, o Presidente da República disciplinou aquela matéria na lei delegada, extrapolando os limites da delegação legislativa recebida.
Art. 68. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional.
§ 1º - Não serão objeto de delegação os atos de competência exclusiva do Congresso Nacional, os de competência privativa da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matéria reservada à lei complementar, nem a legislação sobre:
I - organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros;
II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, políticos e eleitorais;
III - planos plurianuais, diretrizes orçamentárias e orçamentos.
§ 2º - A delegação ao Presidente da República terá a forma de resolução do Congresso Nacional, que especificará seu conteúdo e os termos de seu exercício.
§ 3º - Se a resolução determinar a apreciação do projeto pelo Congresso Nacional, este a fará em votação única, vedada qualquer emenda.
A partir da situação descrita, responda JUSTIFICADAMENTE:
1. Na qualidade de assessor parlamentar, como você responderia à consulta feita pelo Presidente do Senado Federal que deseja saber se o próprio parlamento poderia tomar alguma providência contra o ato do Presidente da República (providência moto próprio), ou se deveria recorrer ao Poder Judiciário para que este tome as providências que forem necessárias?
“Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa;”
Sustação:
Se o Presidente da República exorbitar os limites da delegação legislativa, o Congresso Nacional poderá sustar o ato normativo por meio de decreto legislativo. Trata-se de um controle repressivo de constitucionalidade realizado pelo Poder Legislativo (art. 49, V da CF).
É importante ressaltar que também pode ocorrer um controle repressivo de constitucionalidade pelo Poder Judiciário e esse, diferentemente da sustação, produz efeitos “ex tunc”.
http://www.webjur.com.br/doutrina/direito_constitucional/processo_legislativo.htm
2. Qual seria a figura jurídica adequada para a implementação da medida constitucionalmente adequada neste caso? Poderia o Presidente da República impugnar tal figura jurídica perante
...