Direito Adminstrativo
Trabalho Universitário: Direito Adminstrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 4001907 • 24/3/2015 • 316 Palavras (2 Páginas) • 659 Visualizações
CASO CONCRETO
(OAB-FGV) Para viabilizar a pesquisa botânica de alunos da rede pública, o Prefeito municipal iniciou a desapropriação de certa área florestal em perímetro urbano, alegando urgência. Baseando-se no contido no § 1o, do art. 15 do Decreto-Lei 3.365/41, requereu à Administração a imissão provisória na posse do bem, oferecendo como depósito valor encontrado em avaliação prévia administrativa muito inferior ao valor venal do imóvel, uma vez que este, por ter sido tombado pelo Poder Público Federal, sofrera significativa desvalorização. Sabendo-se que atualmente é notória a indisponibilidade de recursos para satisfação de dívidas pelos entes públicos, os quais protraem no tempo a quitação de suas obrigações, como você opinaria o pedido de imissão provisória na posse do bem?
Tratando-se de área de preservação ambiental tombada pelo Poder Público, a questão central, é saber se alegada a urgência e efetuado o depósito do preço estabelecido pelo Juízo, sem a oitiva da parte contrária pode ser deferida a imissão de posse.
A faculdade estabelecida mo artigo 15, §10, decreto- Lei 3365/41, poderá ser feita, independentemente da citação do réu, mediante depósito – deve ser interpretação restrita, se considerarmos que a atual situação dos entes públicos procrastinam (diferimento ou adiamento de uma ação) no tempo a satisfação de suas dívidas, sob a alegação de indisponibilidade de recursos.
QUESTÃO OBJETIVA
No que se refere ao instituto da desapropriação, assinale a opção incorreta.
(A) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios possuem competência concorrente para legislar sobre desapropriação.
(B) Ao Poder Judiciário é vedado, no processo da desapropriação, discutir sobre eventual desvio de finalidade do administrador ou sobre a existência dos motivos que o administrador tenha considerado como de utilidade pública.
(C) A União pode desapropriar bens dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mas os bens da União não são expropriáveis.
(D) O Estado-membro tem competência para desapropriar bens de uma autarquia ou de uma empresa pública municipal.
...