Direito Civil - Herdeiros Necessários. Direito De Representação
Casos: Direito Civil - Herdeiros Necessários. Direito De Representação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: noemipriori • 8/6/2014 • 308 Palavras (2 Páginas) • 623 Visualizações
Leandro, viúvo, pai de Lucas e Luciano. Lucas é pai de Ariel, Antônio e Amanda. Luciano é pai de Tomás. Lucas morreu em acidente de trânsito em 20 de maio de 2011. Seu pai, ao receber a notícia, sofreu enfarto fulminante ao receber a notícia e morreu em 21 de maio de 2011. Pergunta-se:
a) Como deve ser distribuída a herança de Leandro e a que título seus sucessores a recebem?
Resposta: Luciano recebe 50% por direito próprio e de representação, na proporção de 16,66% para cada.
b) Como seria distribuída a herança se Luciano tivesse falecido em 2008? A que título seus sucessores a receberiam?
Resposta: Seria distribuída por direito próprio, porque seria excluída uma linha inteira e passaria para a linha seguinte
Configura-se o instituto da representação, em direito das sucessões, quando:
a) Por testamento ou disposição de última vontade, parentes do morto são chamados a suceder herdeiros não necessários.
b) Por testamento ou disposição de última vontade, o morto nomeia representantes para os herdeiros menores, confiando-lhes, enquanto durar a menoridade, a guarda e administração dos bens herdados.
c) A lei determinar que certos herdeiros, menores ou incapazes, sejam representados, nos atos da vida civil, por tutores, curadores ou por aqueles que detenham o poder familiar como decorrência de determinação judicial.
d) A lei chama certos parentes do morto a suceder em todos os direitos, em que ele sucederia se vivesse.
RESPOSTA: LETRA D
Sobre a sucessão testamentária, é errado afirmar:
a) O instituto da redução das disposições testamentárias é aplicado para as hipóteses de avanço do testamento na parte legítima dos herdeiros necessários.
b) Há direito de representação na sucessão testamentária.
c) O pai pode testar metade do seu patrimônio ao filho primogênito “A”, enquanto a outra metade será igualmente dividida entre o próprio “A” e o caçula “B”.
d) O herdeiro, chamado na mesma sucessão, a mais de um quinhão hereditário, sob títulos sucessórios diversos, pode livremente deliberar quanto aos quinhões que aceita e aos que renuncia.
RESPOSTA: LETRA B
...