Direito Constitucional
Dissertações: Direito Constitucional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayladuque • 6/3/2014 • 499 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
Aula 2
Questão 1 - O juiz ao aplicar o direito de replica utilizou-se do Principio do Contraditório e Ampla Defesa, localizado na Constituição Federal em seu art. 5º, inciso, LV. O qual garante que todas as pessoas tem o direito de se defender com os meios e recursos a ele inerentes. É também o Principio Constitucional que versa sobre a imparcialidade imposta ao juiz durante uma decisão judicial sobre pena de nulidade da sentença. " "Audiatur et altera pars" = Ouça-se também a outra parte.
Questão Objetivo
LETRA A
Aula 3
Caso 1
Sim. Fez a interpretação conforme o princípio da nulidade ( Interpretação Sistemática) Economia processual. Desconsiderou / Imprescritível ação sobre menor. Sim, foi correta a decisão do juiz . Porque a irregularidade foi sanada com a aquisição da maior idade. Não se pode perder de vista que o processo é o meio e não fim. Neste sentido o próprio CPC diz que não haverá nulidade senão houver prejuízo (Art. 249 , l, CPC)
Aula 4
Questão 1
A) Assiste razão a Gustavo?
RESPOSTA: Não assiste razão a Gustavo,a causa é de competência da Justiça Federal, causa que não ultrapassa 60 Salários mínimos é de competência do Juizado especial federal, e neste caso, não há opção para o autor. Porque o critério é absoluto conforme at. 3 parágrafo 3 da lei 10259/01.
B) Eventual conflito de competência entre Vara Cível Federal e Juizado Especial Federal, localizados na mesma cidade, deve ser decidido por qual Tribunal? Justifique as respostas.
RESPOSTA: Compete ao Tribunal Federal da região por força da súmula 428 do STJ que interpreta de forma extensiva o art. 108, I, E da CF/88
Questão objetiva : LETRA C
Aula 5
RESPOSTA:
Não. (Princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional)
Art 5º, xxxv, da CF/88, Além do mais o art 585,l, do CPC dispõe que o oferecimento de qualquer ação visa discutir o título, não impede que se promova a execução. Pode solicitar a suspensão da atividade executiva.
Caso 2
Letra A ( art. 460 e 128 CPC)
Aula 6
RESPOSTA:
Sim, de acordo com o art 383, IV, CPP, alterado pela lei 11.719/08
Questão 2
Letra C ( lei 935 CC)
Aula 7
Não, porque a convenção de arbitragem é norma de natureza dispositiva não podendo assim ser reconhecida de ofício pelo juíz.
Conforme dispõe o art 301 paragrafo 4 do CPC a convenção de arbitragem deve ser arguida pelo réu na preliminar da contestação para permitir que o juiz a escolha e prefira
...