Direito Constitucional 3
Artigos Científicos: Direito Constitucional 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gkss18 • 5/5/2013 • 279 Palavras (2 Páginas) • 534 Visualizações
SEMANA 04
Questão discursiva:
O art. 203, V, da CF assegura aos portadores de deficiência e aos idosos a garantia de um salário mínimo mensal quando estes ou suas famílias não tiverem condições de subsistência. A Lei 8.742/93, ao regulamentar o referido dispositivo, dispões em seu art. 20, páragafo 3º, que o parâmetro para se ter direito ao benefício mensal de prestação continuada é uma renda familiar mensal per capita inferior a ¼ do salário mínimo. O Procurador Geral da República, alegando que a referida lei restringe um direito constitucionalmente estabelecido indevidamente, ajuíza Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do dispositivo legal mencionado. Com base na jurisprudência do STF, deve a lei ser considerada inconstitucional?
O Supremo Tribunal Federal, quanto o julgamento da referida ação direta de inconstitucionalidade, entende que o artigo 203, inciso V da Constituição Federal é norma constitucional de eficácia limitada, que depende de regulamentação infraconstitucional para irradiar os seus efeitos.
Sendo assim a Lei 8.742/93 não é inconstitucional por ter escolhido um limite de um quarto do salário mínimo para fins de renda per capita, uma vez que o Poder Judiciário, caso a caso, pode verificar se existem outros elementos aptos a demonstrar a situação de miserabilidade suscitada, além do requisito objetivo da renda per capita.
Questão objetiva (fonte: FCC - Analista MPU 2007)
Analise:
I. Eqüidade na forma de participação no custeio;
II. Singularidade da cobertura e do atendimento;
III. Igualdade da base de financiamento;
IV. Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, são objetivos da seguridade social APENAS os indicados em
• a) I e II.
• b) I e IV.
• c) II e III.
• d) II e IV.
• e) III e IV.
...