Direito De Vizinhança
Exames: Direito De Vizinhança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amora84 • 25/3/2015 • 254 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Direitos de vizinhança.
Conceito
São regras que limitam o direito de propriedade a fim de evitar conflitos entre proprietários de propriedades contíguos, respeitando, assim,o convívio social.
Prevê o art. 1.277 do Código Civil que "o proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha".
Os atos prejudiciais à propriedade podem ser ilegais, quando configurar ato ilícito;abusivos, aqueles que causam incômodo ao vizinho, mas estão nos limites da propriedade (ex:barulho excessivo,); lesivos, que causam dano ao vizinho, porém não decorre de uso anormal da propriedade (indústria cuja fuligem polui o ambiente, por exemplo).
.
Quem nunca foi incomodado por algum vizinho? É bastante comum que a relação entre pessoas que moram em propriedades próximas (não necessariamente contíguas) passe por momentos conflitantes. Isso porque, muitas vezes, a satisfação do direito de um morador pode provocar restrições e até mesmo violação dos direitos do seu vizinho.
Para o ministro Sidnei Beneti, da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), “a casa é, em princípio, lugar de sossego e descanso, se o seu dono assim o desejar”. Apesar disso, interferências sempre haverá.
Algumas dessas interferências precisam ser toleradas para que o convívio entre vizinhos não vire uma guerra. Entretanto, nem todos têm a noção de que, para viver bem em comunidade, é necessário agir pensando no coletivo.
Parte final
Vamos agora adentrar na parte especial do direito de vizinhança, composta por regras especificas do código civil de 2002
...