Direito Do Trabalho
Artigo: Direito Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabicarol20 • 7/10/2013 • 2.916 Palavras (12 Páginas) • 750 Visualizações
Questionário de Direito
1. Por que as conquistas trabalhistas são entendidas pela história como um período de sofrimentos e lutas?
No Brasil:
As conquistas trabalhistas se decorreram após muitas lutas, durante a civilização escravocrata não existiam leis que beneficiavam os escravos. No Brasil a Lei Áurea assinada pela rainha Elizabete proporcionou a liberdade dos escravos. Ao longo dos anos foram criadas as primeiras leis trabalhistas no governo de Getulio Vargas.
No mundo:
Por volta do século XIX que foram criadas as primeiras leis que beneficiavam os trabalhadores, durante a Revolução Francesa, que reconheceu o direito do funcionário. E a partir da Primeira Guerra Mundial surgiu às constituições que garantiram o direito do trabalho.
2. Por que se afirma que o período industrial foi o mais massacrante para o trabalhador?
O espaço físico deixa de ser o lar e passa a ser a fabrica, vão condicionando os trabalhadores a um disciplinamento constante. A atividade exige disciplina na execução de tarefas mecanicamente repetitivas, era grande a procura por mulheres e crianças para as fabricas, pois o baixo custo de mão de obra compensava. Na Revolução Industrial que aconteceu na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, o operário não tinha nenhum direito referente ao seu trabalho, eram obrigados a trabalhar em situações desumanas, homens, mulheres, crianças, idosos, cerca de 15 horas diárias, sem horário para almoço, nem descanso semanal e com salários insignificantes, e mesmo quando machucavam não podiam ir a um médico e muito menos parar de trabalhar, as mulheres ganhavam seus filhos na própria fabrica e por não ter tempo para cuidar eram obrigadas a leva -lós para as fabricas.
3. Quais são as características do neoliberalismo e como ele está afetando as relações trabalhistas? Faça uma comparação e evolução histórica.
O neoliberalismo:
- Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- Não intervenção do governo no mercado de trabalho;
- Política de privatização de empresas estatais;
-Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
- Abertura da economia para a entrada de multinacionais;
- Adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
- Desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
- Diminuição do tamanho do estado tornado- o mais eficiente;
- Posição contrária aos impostos e tributos excessivos;
- Aumento da produção como objeto básico para atingir o desenvolvimento econômico;
- Contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;
- A base da economia deve ser formada por empresas privadas;
- Defesa dos princípios econômicos do capitalismo.
No Brasil, especialmente no governo de Collor e FHC, houve um grande processo neoliberal, onde empresas estatais foram vendidas para associações, a primeira empresa brasileira a ser privatizada foi a USIMINAS, seguida pela Companhia Vale do Rio Doce, Telebrás, Eletropaulo, Banco Real, Banco Banespa, BNDES, Banco do Brasil, etc.
4. Conceitue Direito do Trabalho.
É o conjunto de normas jurídicas que regem a relação entre empregado e empregador, coletiva ou individualmente, são esses direitos que asseguram tanto o empregado quanto o empregador de possíveis desacordos ou erros nas diversas formas de vínculo empregatício. Essas leis estão regidas na Consolidação das Leis Trabalhistas.
5. Diferencie trabalhador e empregado.
Trabalhador:
É aquele que presta serviços de forma esporádica e autônoma a uma pessoa física ou jurídica, devendo executar suas funções em termos e prazo determinado, recebendo um pagamento.
O empregado:
É todo aquele que presta serviços habitualmente e subordinadamente mediante a remuneração. O empregado tem um vinculo empregatício com pessoa física ou jurídica.
6. Qual é a natureza do Direito do Trabalho? Explique.
Tem suas origens na concentração do proletariado nos centros indústrias que estavam nascendo, com a revolução francesa e a aplicação do principio que enfatizava a liberdade de controlar. Mas a partir da revolução industrial e que se foram criando as leis de comercio, foram se formando sindicatos, as leis começaram a se formar. O direito do trabalho ainda está em formação, cada dia novas leis são criadas. Este ramo tende a defender sempre o trabalhador diante do empregador, pelo fato da desigualdade entre ambos serem muito grande.
7. Qual é o princípio em que a sanção é proporcional à falta? E o que significa? Exemplifique.
Art. 474. Consolidação das Leis Trabalhistas: suspensão do empregado por mais de 30(trinta) dias consecutivos importa na rescisão injusta no contrato de trabalho.
Segundo a lei, o empregador não pode suspender o empregado como forma de punição por infração trabalhista, mas o contrato de trabalho pode ser suspenso em até 30 dias para apuração de falta grave. Segundo a CLT não há lei que permita o balão, mas esse ato que os empregadores usam não é considerado errado. Exemplo: Um funcionário que já recebeu advertências por escrito por chegar atrasado ao trabalho comete essa infração novamente, seu supervisor lhe da uma suspensão de 3 dias pelo número de reincidência desse ato. Ele vai pra casa e só volta ao trabalho depois de ter passado esses três dias de suspensão.
8. O princípio da proteção pode ser subdividido em 3 categorias. Quais são elas? Conceitue.
No direito do trabalho, é princípio que importa na garantia de prevenção de contrato a cláusula contratual mais vantajosa ao trabalhador.
O principio da primazia jurídica ao empregado tende sempre a beneficiar o empregado por ser considerado mais frágil perante o empregador. As desigualdades
...