TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito E Legislação

Dissertações: Direito E Legislação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Ana Claudia Domingues Ribeiro RA: 4370840079

Daiane Costa Santos RA: 43000077105

Eliana dos Santo Nicolau da Silva RA: 4311806956

Lucileide Lima Monteiro RA: 4343845977

Lucineide dos Santos Rodrigues RA: 4343845971

Keli Cristina da Silva Nascimento Vidal RA: 434352048076

Mercedes Santos Mateus RA: 4351854194

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e produção de texto”, sob orientação do professor-tutor a distância Dr.Luiz Roberto Wagner.

Campinas-SP

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

A concepção de leitura na sociedade contemporânea é muito diferente da sociedade de duas décadas atrás, ela exige uma atenção múltipla para aprender a lidar com enorme quantidade de links e conectados a um texto.

Ler é construir significados, é traduzir idéias.

Concepção é uma atividade de produção de sentidos onde a leitura é vista de diferentes modos decorrentes do sujeito, de língua, e texto e de sentidos.

O leitor deve reconhecer a produção do texto tanto na concepção foco quanto em autor.

As estratégias de leitura dizem respeito ás formas utilizadas pelo leitor, para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim, os procedimentos adaptados por cada um se diferenciam uma vez que nem todos assimilam conhecimentos da mesma forma.

Algumas estratégias são: leitura em voz alta, exposição de pensamento, identificação dos fatores chaves, representação visual dos acontecimentos, antecipação das informações, questionários e resumo, esta pratica produz gosto pela leitura e aprimoram o ensino.

As estratégias são procedimento de ensino,é preciso ensinar para ter a compreensão do texto com isso, amadurecem, desenvolvem, ensina e aprendem o verdadeiro sentido da leitura.

Na produção de sentido de texto o leitor desempenha o papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade. Este artigo defende o argumento de que a compreensão da leitura não é orientada apenas marcas gráficas do texto, mas, sobretudo pelo que estas marcas têm a dizer e pelo modo com o leito aprende e interpretar a intenção do autor. Defende-se ainda interação leitor/autor, gerando sentidos que variam de acordo com o leitor coma natureza dessa interação.

Gêneros são os textos que apresentam características, os gêneros possuem uma forma de composição e uma plana composição, são distinguidos pelo conteúdo temático e estilo levando ainda em consideração a intenção do locutor.

Gêneros são tipos de enunciados relativamente estáveis e normativos que se constituem historicamente, elaborados pelas esferas de utilização da língua.

Para identificar um gênero devemos levar em conta á forma de organização, a distribuição das informações e os elementos não verbais como: cor, padrão gráfico ou as ilustrações. A expressão “gênero” vem sendo atualmente usada de maneira cada vez maior de área de investigação, pois a analise de gênero engloba uma analise de questões de natureza sociocultural no uso da língua de maneira geral.

Exemplo de gênero textual: carta pessoal, lista de compras, convite de casamento, receita médica, piadas, artigo de alerta, artigo de experiência de vida, carta comercial, e-mail, chás de bebê, propaganda, poesia, artigo de enciclopédia, artigo de opinião, mini conto, cartaz, entrevista, cruzadinhas e relato de vigem.

Na revista “Isto É” foram analisados os seguintes gêneros: Entrevista, relatos de experiência de vida, anúncios de propaganda, artigo de opinião, e cartaz.

Uma matéria que nos chamou muita a atenção, foi uma reportagem informando que seria colocado em vendas nas farmácias, teste que ajudariam a identificar o mais rápido possível o vírus do HIV, podendo então ajudar no tratamento e ter o controle de transmissão do vírus. Mas ainda não foi confirmada a venda, e não se sabe qual a data exata das vendas. Só sabemos que isso pode ajudar bastante no desenvolvimento da ciência ao combate ao vírus do HIV.

A coesão é a correta ligação entre os elementos de um texto que ocorre no interior das frases entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se dizer que um texto é coeso quando conectivos (conjunção, pronomes relativos), e também a preposição são empregados corretamente. Na linguagem oral é estabelecida através de recursos paralinguisticos e suprassegmental, enquanto que a linguagem escrita ela é estabelecida através de meios lexicais e de estruturas sintáticas complexas que usam conectivos explícitos.

Ao falarmos sobre coesão e coerência torna-se fácil perceber a relação que entre elas na elaboração de um texto e sua importância para que nele não haja ambigüidade de sentidos, para evitar uma leitura cansativa e torná-lo de fácil compreensão para o público leitor, exemplo de coesão, coesão por referencia, coesão por elipse, coesão lexical, coesão lexical por sinônimo.

Exemplo de coesão de referência:

Pedro e Maria são crianças ingênuas. Eles aceitaram doces de estranhos

Essa discussão está sendo igual á de ontem.

Exemplo de coesão por elipse:

O direito foi primeiro a chegar á sala.

Abriu as janelas e começou a arrumar tudo para a assembléia com acionistas.

Texto Definitivo:

A escravidão foi oficialmente abolida no Brasil há mais de um século,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com