Direito E Legislação
Artigo: Direito E Legislação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leozikadobaile • 10/3/2015 • 267 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
Poder Judiciário
Nos termos do art. 72 da Constituição Federal, são órgãos do Poder Judiciário:
I - o Supremo Tribunal Federal;
I-A o Conselho Nacional de Justiça;
II - o Superior Tribunal de Justiça;
III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais;
IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho;
V - os Tribunais e Juízes Eleitorais;
VI - os Tribunais e Juízes Militares;
VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.
De maneira geral, a função precípua do Judiciário é aplicar as leis para julgar litígios, isto é, conflitos de interesses e pretensões entre particulares ou entre esses e os Estados.
Não há Poder Judiciário municipal, mas fala-se em Justiça Estadual e Justiça Federal.
Os processos judiciais são julgados em primeira instância pelos juízes. As partes prejudicadas podem recorrer para a segunda instância, exercida pelos Tribunais, havendo, ainda, a possibilidade, em alguns casos, de recurso aos Tribunais Superiores, com destaque para o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal (Figura 2.8), este último a Corte Suprema brasileira.
Outros tribunais superiores são o Tribunal Superior do Trabalho e o Superior Tribunal Eleitoral, competentes exclusivamente para julgar litígios trabalhistas e eleitorais.
Direitos e Garantias Individuais
Além da estrutura federativa e da divisão dos poderes do Estado em Legislativo, Executivo e Judiciário, a Constituição também veicula os direitos humanos fundamentais, que são:
1º) Direitos e Garantias Individuais
Previstos principalmente no art. 5º, mas espalhados por todo o texto constitucional, que correspondem às chamadas Liberdades Públicas, tais como os direitos à vida, à liberdade, à igualdade e suas respectivas garantias, a exemplo das seguintes: vedação à pena de morte como garantia do direito à vida, liberdade de locomoção
...